Epagri publica cartilha sobre produção de cebola em sistema orgânico

  • Categoria do post:Mídia
Publicação está disponível para livre download no site da Epagri

Agricultores que procuram informações básicas para a produção de cebola em sistema orgânico podem encontrá-las em publicação recém-lançada pela Epagri, disponível gratuitamente no site da Empresa.  A cartilha “Produção de cebola em sistema orgânico” foi produzida pela Estação Experimental em Ituporanga (EEITU), que tem a atividade como um dos focos de pesquisa.

A cartilha traz informações sobre os cultivares de cebola recomendados para Santa Catarina, dá dicas de como fazer os canteiros e qual a adubação recomendada, ensina como fazer uso de plantas de cobertura e sobre o manejo de doenças e pragas, informa  sobre certificação e comercialização e ao final também disponibiliza o link de um curso on-line sobre o assunto, organizado pela EEITU.

“De um modo geral, a cartilha colabora para a produção de cebola com segurança alimentar e conservação do meio ambiente”, diz o coordenador da publicação, pesquisador da EEITU Paulo Antonio de Souza Gonçalves. Para colaborar para o desenvolvimento desses processos pelos agricultores catarinenses, a unidade de pesquisa também disponibiliza no site da Epagri um folder sobre a importância do plantio direto na palha na redução do piolho ou tripes da cebola.

Cebola em SC

Santa Catarina é o maior produtor nacional de cebola

Santa Catarina é o maior produtor nacional de cebola. A cultura tem ampla importância econômica no estado, com volume de produção de 523,9 mil toneladas de bulbos, área colhida de 17,9 mil hectares e produtividade média de 29,2 toneladas por hectare. A atividade é realizada principalmente por agricultores familiares, a maioria em sistema convencional.

Segundo o Cadastro Nacional da Produção Orgânica do Ministério da Agricultura de novembro de 2020, a agricultura orgânica é praticada em 1.486 unidades de produção em Santa Catarina. . Desse total, cerca de 385 unidades citam a cebola em sua lista de itens produzidos. Isso não significa que a cultura da cebola seja o item principal, pois as propriedades não atuam em monocultura. As propriedades familiares catarinenses em sistema orgânico dedicam-se principalmente à produção de hortaliças de forma diversificada.

Mais informações: Paulo Antonio de Souza Gonçalves, da Estação Experimental de Ituporanga, pelo e-mail: pasg@epagri.sc.gov.br ou fone (47) 3533-8834.

No vídeo a seguir, confira o trabalho da Estação Experimental da Epagri em Ituporanga com o melhoramento e o desenvolvimento de novos cultivares de cebola.