Agricultura e Celesc unem esforços para ampliar a qualidade da energia elétrica no meio rural

  • Categoria do post:Mídia
O fornecimento de energia elétrica de qualidade e de energias renováveis será uma das prioridades do novo SC Rural. Foto: Rodrigo Kobs / Arquivo / Celesc

Até junho deste ano, o meio rural catarinense vai receber mais 956 quilômetros em obras para substituição de redes monofásicas nuas por redes monofásicas ou trifásicas com cabos protegidos. Serão R$ 51,6 milhões em investimentos que vão permitir a instalação de equipamentos mais potentes e modernos para as atividades rurais, contribuindo para o aumento da produção e trazendo uma nova realidade para os produtores e para o agronegócio catarinense.

Essas obras fazem parte do Programa Celesc Rural, que iniciou em 2019 e até o momento conta com quase 250 mil propriedades rurais beneficiadas.  Para este ano, o programa vai ganhar reforços por meio de uma parceria com Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. Segundo o secretário Altair Silva, a intenção é aumentar o aporte de recursos para que o Celesc Rural ganhe ainda mais agilidade. Os detalhes da parceria foram tratados numa reunião virtual entre o secretário e o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, nesta quarta-feira, 17 de fevereiro.

O fornecimento de energia elétrica de qualidade e de energias renováveis será uma das prioridades do novo SC Rural, um programa em conjunto com o Banco Mundial e já em fase de negociações. “Estamos bastante adiantados nas tratativas para renovação do Programa SC Rural junto com o Banco Mundial e essa será uma importante fonte de recursos para aumentarmos os investimentos.  A Celesc está agindo com as ferramentas que possui e agora estamos colocando nossa equipe à disposição para avançarmos juntos na busca de melhores resultados”, explica Altair Silva.

Energia elétrica de qualidade é uma das principais demandas dos produtores rurais de Santa Catarina. Em Santa Catarina, cerca de um milhão de pessoas vivem no meio rural e o agronegócio corresponde a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. “São as pequenas propriedades que alimentam as grandes indústrias e as redes antigas já não atendem mais a realidade do campo. As propriedades rurais são mini-indústrias e precisam de energia elétrica seja para a ordenha, alimentação ou criação de animais”, destaca o presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins.

Celesc Rural

O Programa Celesc Rural já conta com investimentos de R$ 181 milhões para substituição de cabos de redes monofásicas nuas por redes monofásicas ou trifásicas com cabos protegidos e serão cerca de dois mil quilômetros instalados até meados deste ano.

A instalação de novas redes monofásicas com cabos protegidos, assim como as novas redes trifásicas, vão garantir maior confiabilidade ao produtor rural, pois esse novo padrão de rede garante a continuidade da distribuição de energia elétrica mesmo quando tocado por vegetação, o que não ocorria com os cabos nus. Outro investimento sendo realizado, tanto no campo quanto na área urbana, ocorre com a instalação de religadores, que energizam automaticamente as redes em caso de queda não programada da energia, aumentando a confiabilidade de distribuição de energia elétrica.

Informações adicionais para imprensa:

Ana Ceron / Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural

E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br

Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996

A instalação de sistemas de energias renováveis também será prioridade no novo SC Rural. Veja a atuação da Epagri para que isso se torne realidade no campo.