Balanço Epagri 2020: Esforços contra a estiagem

  • Categoria do post:Mídia
Em 2020 SC enfrentou a maior estiagem desde 1957. Foto Marco Antônio Lucini

Os baixos índices de chuva verificados entre junho de 2019 e novembro de 2020 provocaram a pior estiagem que Santa Catarina enfrentou desde 1957. Neste cenário, a Epagri teve forte atuação durante o ano, que vai muito além das 401 perícias e laudos que atestaram as condições das propriedades atingidas.

Para minimizar os efeitos da prolongada falta de chuvas, os extensionistas da Epagri executaram projetos e deram orientação para agricultores acessarem as políticas públicas adequadas. Também foi ainda mais reforçada a disseminação de práticas conservacionistas de água. Coube à pesquisa gerar e difundir informações que apoiaram a tomada de decisão nos setores público e privado.

Monitoramento

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) fez o monitoramento constante de níveis de rios e de chuva e identificou em 2020 quatro períodos de crise hídrica que resultaram na emissão de 114 avisos hidrológicos de estiagem. O sistema de monitoramento ambiental da Epagri/Ciram é composto por mais de 300 estações agro-hidrometeorológicas que medem automaticamente variáveis ambientais (temperatura, vento, umidade, etc) em todo o Estado. Esses dados são enviados para um banco digital em Florianópolis, validados e publicados no site da instituição, tudo em tempo quase real e sem a intervenção humana. Em 2020 foram medidos e armazenados cerca de 33 milhões de dados. Destes, mais de 5 milhões são de níveis de chuva e de rio.

Durante a estiagem, o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) realizou o acompanhamento das safras, de modo a identificar as cadeias produtivas mais atingidas pela escassez de água. Tais informações eram periodicamente apresentadas a entes públicos e privados em reuniões, bem como divulgadas para a imprensa. Os encontros, coordenados pela Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, contaram com a participação de membros do governo e de entidades representativas dos agricultores, como cooperativas e federações.

Paralelamente, a Epagri reforçou ainda mais a disseminação de práticas conservacionistas de solo e de água, que são fundamentais para ajudar o agricultor a atravessar momentos de estiagem. Entre elas estão o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), a proteção de fonte modelo Caxambu, a captação de água da chuva e o terraceamento.

Veja algumas soluções disseminadas pela Epagri para diminuir perdas com estiagens: