Balanço Epagri 2020: Pesquisa bate metas

  • Categoria do post:Mídia
Pesquisadores da Epagri lançaram 21 tecnologias em 2020. Foto Aires Mariga / Epagri

O corpo de pesquisadores da Epagri desenvolveu e lançou ao longo do ano 21 tecnologias, superando a meta estabelecida pelo governo do Estado, que é 14.

Foram lançados três cultivares: de arroz irrigado, de cebola e de pastagem azevém anual. Também foram entregues à sociedade seis softwares: sistema de interpretação e disponibilização de resultados de monitoramento sanitário de moluscos bivalves; metodologia de cálculo de anomalias do Índice de Vegetação (NDVI do Satélite Modis) utilizando Arcgis 10 e Python 2.7; programa para recomendação de adubação da mandioca (AdubaMANÍ-SC); sistema de preços agropecuários; avaliação do estado nutricional e recomendação de adubação para videiras americanas; e o HidroClimaSC, que fornece Informações climáticas e hidrológicas dos municípios catarinenses.

A Epagri também lançou três equipamentos, um para plantio direto de cebola, um verificador de offset portátil e o sistema automático de monitoramento e controle de temperatura para fermentadores de bebidas alcoólicas. Na área de zoneamento, a Epagri entregou em 2020 a delimitação da região produtora de vinhos de altitude de Santa Catarina para indicação geográfica, e o mapeamento do uso do solo e da paisagem vitícola na região de indicação de procedência dos vinhos de altitude de Santa Catarina.

Práticas

Entre as tecnologias lançadas também estão seis novas práticas: melhoria produtiva de caívas com a introdução da grama missioneira-gigante; recomendação de manejo para missioneira-gigante SCS315 Catarina Gigante; metodologia para estimativa de produtividade em lavouras de milho, trigo, soja e feijão; corredor elevado Catarina para propriedades leiteiras; seleção e produção de rainhas de abelhas Apis melífera; ração prática para o lambari-do-rabo-amarelo. A linhagem de tilápia GIFT-Epagri SC03 completa a lista de lançamentos da pesquisa da Epagri em 2020.

A Epagri possui uma meta junto ao governo do Estado de executar ao longo do ano 1,3 projetos de pesquisa por pesquisador. A empresa possui 138 pesquisadores em seu quadro e um total de 337 projetos foram executados ano, perfazendo 2,4 projetos por pesquisador, quase o dobro do objetivo estabelecido.

O número de publicações é outro índice que traduz a importância da produção científica de uma instituição de pesquisa. São trabalhos apresentados em eventos ou publicados em periódicos, folders técnicos, capítulos de livros e outras publicações seriadas que apresentam ao meio científico o conhecimento produzido pela pesquisa da Epagri. Até o início de dezembro foram 597 publicações assinada pela Epagri, numa média de 4,3 trabalhos por pesquisador. O número representa mais uma meta batida, que nesse caso é de 2,7 publicações por pesquisador por ano.

Conheça mais este trabalho da Epagri no vídeo comemorativo pela passagem dos 40 anos da pesquisa agropecuária em SC, completados em 2016: