Revista científica da Epagri traz diferentes artigos sobre sanidade vegetal

  • Categoria do post:Mídia

A ONU declarou 2020 como “Ano Internacional da sanidade vegetal”, considerando a importância que o tema tem na redução da fome mundial e da pobreza, na proteção ambiental e na economia dos países. A Revista Agropecuária Catarinense (RAC), publicação científica da Epagri, sempre teve esse tema em destaque, como pode ser conferido na edição atual. 

A sanidade vegetal é um conjunto de ações tomadas para diminuir o risco de entrada e disseminação de pragas exóticas, capazes de provocar danos econômicos, especialmente nas culturas que tenham importância econômica e social para o Estado. Na última edição da RAC as doenças quarentenárias, consideradas importantes para a sanidade vegetal, estão em pauta na seção Opinião. Na seção de trabalhos científicos aparecem os seguintes temas: combate ao moko da bananeira, monitoramento da mosca do botão floral do maracujazeiro e um estudo sobre a altura de voo de pragas do arroz, com informações relevantes que impactam o manejo desses insetos.

Artigos trazem informações relevantes para o manejo de pragas, como a que causa a virose do endurecimento do fruto do maracujazeiro. Foto: Luiz Peruch

No artigo “Sanidade vegetal: desafios e oportunidades para o agro de Santa Catarina”, o leitor vai saber das prioridades dessa atuação em Santa Catarina, das medidas fitossanitárias frente a importância do cenário e da Lei Estadual nº 12.825/ 2019, que dispõe sobre a defesa sanitária vegetal em SC.

Já o artigo “Defesa do status fitossanitário de Área Livre de Moko da Bananeira em Santa Catarina” descreve as ações de erradicação e delimitação de um foco dessa doença, ocorrido no município de Antônio Carlos, região da grande Florianópolis, no ano de 2018. A ação foi fundamental para a manutenção da Área Livre do Moko da Bananeira no estado catarinense, com a eliminação de todas as plantas sintomáticas e adjacentes.

O “Estudo da flutuação populacional da mosca-do-botão-floral no maracujazeiro-azedo por meio de armadilhas adesivas amarelas” avalia a praga que afeta a formação dos frutos da cultura e a eficiência de armadilhas adesivas amarelas na captura da mosca em diferentes alturas em relação ao nível do solo.  Por fim, o artigo “Altura de voo de insetos-pragas do arroz irrigado” identifica a capacidade de seis insetos pragas de transporem obstáculos verticais na rota de voo.  Essas informações são relevantes porque impactam o manejo desses insetos.

Para ter acesso aos artigos, basta clicar sobre o título. Para acessar todo o conteúdo da revista, clique aqui.