TV da Epagri: estiagem, fruticultura, biocarvão, pitaia e homeopatia são os assuntos

  • Categoria do post:Mídia

A edição desta semana destaca os efeitos da estiagem na produção agrícola. Agricultores catarinenses sofrem com a falta chuva desde a metade de 2019. Fruticultura, milho, soja e pecuária são as atividades mais impactadas. Falamos também sobre as consequências da seca na produção de uva e os desafios da pesquisa e dos produtores neste momento crítico.

Você já ouviu falar em biocarvão? É um resíduo sem valor comercial, mas que pode melhorar a fertilidade do solo e aumentar a produtividade das lavouras. Além de gerar benefícios agronômicos, ele reduz o passivo ambiental provocado pela atividade.

Tem também cultivo da pitaia. A fruta caiu no gosto do consumidor e o produtor atende as demandas do mercado. Para colher frutos de qualidade, ter volume de produção e manter a sanidade dos pomares é preciso ficar de olho na nutrição das plantas.

E ainda, homeopatia na produção de leite. No Sul Catarinense, produtores apostam na terapêutica para controlar as principais doenças do rebanho. Nossa equipe visitou um jovem casal de agricultores que não abre mão da homeopatia para o tratamento de enfermidades das vacas leiteiras.

Acompanhe esses e outros assuntos no canal de vídeos da Epagri.