Favorabilidade climática da ocorrência da podridão do cacho pode ser vista no Agroconnect

  • Categoria do post:Mídia
Dados podem auxiliar o viticultor na tomada de decisões

A Epagri/Ciram está disponibilizando uma nova ferramenta web que possibilita o acesso à favorabilidade climática da ocorrência da podridão do cacho (Botryotinia fuckeliana ou Botrytis cinerea), doença causada por fungos que pode acarretar perdas significativas nas cultivares viníferas, especialmente nas de cacho compacto. Ela é conhecida também como podridão cinzenta ou botritis e existe em todos os países vitícolas do mundo.

Segundo o pesquisador da Epagri/Ciram, Hamilton Justino Vieira, na maioria dos casos as podridões severas dos cachos estão associadas com umidade relativa alta e temperaturas entre 15 °C e 28 °C durante a maturação da uva. Essas condições ocorrem na região Sul do Brasil, tornando difícil o controle da doença.

A Epagri/Ciram calcula a favorabilidade climática da ocorrência da podridão do cacho a partir de dados meteorológicos coletados pela rede de monitoramento hidrometeorológico operada por ela e por instituições parceiras. Os dados são constantemente atualizados no sistema Agroconnect.

Na metodologia são considerados os dados de precipitação pluviométrica acumulada em cada hora e as horas e umidade relativa do ar (UR%) acima de 90% ou de molhamento foliar. A partir dos resultados calculados gera-se o índice de favorabilidade climática, classificados conforme a tabela abaixo.

Classificação da favorabilidade, conforme valores da fórmula:

FMA Favorabilidade
Menor ou igual 1 Sem risco
Entre 0,0 e 0,5 Risco leve
Entre 0,5 e 1,0 Risco moderado
Maior que 1 Risco severo
Inexistente Sem dados

Para acompanhar esses dados, acesse o Agroconnect e escolha a atividade agropecuária “Videira”. Lá pode ser vista a distribuição geoespacial do índice de favorabilidade climática da podridão conforme mapa de distribuição geoespacial.