Cooperativa de São Bento do Sul realiza assembleia em sistema drive-in

  • Categoria do post:Mídia
No sistema drive-in, todos permaneceram em seus carros, seguindo os protocolos de higienização e distanciamento social

Os agricultores catarinenses vêm se reinventando durante a pandemia da Covid-19 para que o alimento não falte na mesa dos consumidores. No dia 10 de setembro, a Cooperativa de Produtores Rurais de São Bento do Sul (Aprosul) também inovou ao realizar a assembleia em sistema drive-in no pavilhão de Eventos da Promosul, de forma a evitar aglomeração.  A promoção do evento foi possível com a assessoria da Epagri, que propôs essa modalidade de reunião já que há limitações de qualidade e sinal da internet no meio rural, o que impossibilitava o encontro de forma on-line.

O extensionista rural da Epagri no município, Rogério Pietrzacka, explica que a cooperativa tem a exigência legal de realizar a assembleia anualmente até o mês de março, mas em função da pandemia e dos constantes decretos de restrições de circulação e aglomeração, vinha sendo postergado.  “No sistema drive-in, todos permaneceram em seus carros, seguindo os protocolos de higienização e distanciamento social. Para o momento das votações, cada sócio ganhou folhas com cores diferentes, se manifestando conforme seu entendimento: azul para aprovação, branco para abstenções e rosa papa rejeição da proposta”.

As assembleias são um instrumento importante para a cooperativa, pois nelas são discutidas, votadas e decididas questões econômicas e organizacionais. “É um momento de debate, de manifestação dos sócios, de direcionamentos sobre os rumos que a cooperativa deve tomar. Foi justamente buscando preservar essa essência que optamos por realizar a assembleia de forma presencial”, diz o extensionista.  Ele salienta que participou ativamente do evento para colaborar com o grupo nas discussões de assuntos de caráter técnico, como reforma estatutária, aprovação de regimento interno, entre outras questões burocráticas.

Alimentos para o Pnae e entreposto de mel

O carro chefe da Aprosul é a entrega de frutas e hortaliças para a alimentação escolar. Foto: Aires Mariga

O carro chefe da Aprosul é a entrega de frutas e hortaliças para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A nova conquista do grupo é o entreposto de mel em São Bento do Sul, que a cooperativa vai começar a administrar. A  Epagri vem assessorando a entidade desde sua fundação, em 2016, e de forma mais efetiva nos últimos dois anos em função do projeto Mais Gestão, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Esse projeto prevê assessoria técnica nos mais diversos segmentos: gerencial, econômico, social e ambiental, visando ao fortalecimento institucional e mercadológico do grupo.

“No Mais Gestão, justamente esses aspectos gerenciais de governança são assessorados, como também aspectos de mercado. Isso tudo está impactando diretamente a cooperativa”, afirma Rogério. O objetivo da Epagri é buscar o fortalecimento dos agricultores locais nas diversas cadeias produtivas existentes, de forma que consigam vender seus produtos por um preço justo e competitivo, dando preferência aos circuitos locais de comércio e atuando de forma cooperada.

Força do cooperativismo no Brasil

O cooperativismo agropecuário tem importante participação na economia brasileira, sendo responsável por quase 50% do PIB agrícola, de acordo com o Ministério da Agricultura. Dados do último Censo Agropecuário, conduzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que 48% de tudo o que é produzido no campo brasileiro passa, de alguma forma, pelas cooperativas em atividade no país, que reúnem mais de um milhão de associados e geram cerca de 198 mil empregos, conforme aponta a organização das Cooperativas do Brasil.