Epagri oferece curso on-line de plantas medicinais na quinta-feira, 10

  • Categoria do post:Mídia
 Horto medicinal em Concórdia, que a Epagri mantém em parceria com Coperdia, IFC e Espaço Saúde e Harmonia

A Epagri realiza nesta quinta-feira, 10, das 14h às 16h, o primeiro módulo do curso on-line e gratuito sobre boas práticas no uso de plantas medicinais. Podem participar todas as pessoas com interesse no assunto. Para participar é preciso se inscrever em AQUI. Não serão fornecidos certificados.

O curso é promovido pelo Centro de Treinamento da Epagri em Concórdia (Cetredia), sob coordenação da extensionista social e pedagoga Rosani Michelon. O evento também terá participação de farmacêuticas dos municípios da região.

Rosani esclarece que a intenção da Epagri não é prescrever o uso de plantas medicinais, mas sim dar informações para o manuseio adequado dos vegetais. O primeiro módulo vai abordar a importância do correto cultivo, coleta, secagem e armazenagem das plantas para manter a qualidade e a estabilidade dos princípios ativos. Também será demonstrada a forma adequada de preparar o chá de cada planta e a importância da identificação botânica. 

A extensionista da Epagri explica que, apesar das propriedades positivas das plantas medicinais, o seu uso de forma errada pode acarretar riscos para saúde, causando inclusive intoxicações. A interação dos princípios ativos botânicos com outros remédios também pode potencializar ou até anular os efeitos dos medicamentos. A identificação errada, o uso de uma parte errada ou de quantidade exagerada da planta, são outros riscos para os usuários. Por isso a importância do curso. “Devemos fazer uso dessa maravilha que a natureza nos proporciona, mas com cautela e conhecimento”, reforça Rosani.

Segundo módulo

No segundo módulo, que acontece em 17 de setembro, os profissionais da área de farmácias dos municípios da região de Concórdia terão participação ativa. Serão apresentadas as possíveis interações de chás com remédios sintéticos, além das interações medicamentosas na mistura de diversas plantas medicinais e delas com alimentos. Os cuidados que devemos ter com os chás emagrecedores e os motivos de não utilizar chás no chimarrão também serão abordados.

Quando foi planejado, para acontecer ainda de forma presencial, o curso tinha como público alvo agricultoras da região e agentes de saúde municipais. A migração para o formato on-line permitiu a ampliação do público, de várias áreas de interesse e também de qualquer região do Brasil ou do exterior, comemora Rosani.

Serviço
O que: primeiro módulo do curso on-line Boas práticas no uso de plantas medicinais
Quando: dia 10 de setembro, quinta-feira, das 14h às 16h
Inscrições AQUI

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista, pelo fone (48) 99989-2992

Saiba mais sobre as plantas medicinais na reportagem da TV da Epagri: