Família de Porto União se destaca na produção de uva orgânica

  • Categoria do post:Mídia
Na última safra os Freisleben produziram 13,5 toneladas de uva e garantiram uma renda de  mais de R$ 64 mil com a atividade

Em menos de um hectare, a família de Alcir e Eliane Freisleben produziu, na última safra, 13,5 toneladas de uva e garantiu uma renda de  mais de R$ 64 mil com a atividade. A propriedade está localizada em Porto União, no Planalto Norte Catarinense, e desde 2014  conta com uma Unidade de Referência Técnica da Epagri em cultivo protegido de uva orgânica. Lá são produzidos os cultivares Isabel Precoce, Isabel, Niágara Rosada e Branca, Violeta, Venus, Bordo, Carmem, Magna, Moscato Bailey e Poloski.

Segundo o exensionista rural de Porto União, Guilherme Luis Scaramella Gonçalves, a família já era produtora de hortaliças orgânicas há 20 anos e  há seis procurou a Epagri com o interesse de cultivar uva. Hoje eles ainda cultivam hortaliças, mas maior parte da  renda vem da comercialização da uva. “O empenho e o conhecimento da família se somaram às condições agrícolas da região e a experiência é destaque no município, que é o maior produtor de uva do Planalto Norte um polo de produção orgânica de hortaliças, frutas e grãos”.

Na propriedade são produzidos os cultivares Isabel Precoce, Isabel, Niágara Rosada e Branca, Violeta, Venus, Bordo, Carmem, Magna, Moscato Bailey e Poloski

A família conta com a assistência da Epagri, que constantemente está na propriedade auxiliando em aspectos técnicos, econômico, social e ambiental. Guilherme lembra, ainda, que como lá é uma unidade de referência técnica, os resultados e experiências são compartilhados com outros agricultores e técnicos por meios de dias de campo, reuniões com demonstração de método, oficinas e palestras.

De acordo com o extensionista, na propriedade é desenvolvido um trabalho com melhoria da qualidade de solo, avaliação econômica da atividade, controle de predadores de frutos e avaliações das plantas. “A meta para os próximos anos é trabalhar com outros porta-enxertos para avaliação do comportamento da videira frente ao declínio e morte da planta, avaliação de novos cultivares, ampliação e melhoria de outras frutas na propriedade, como laranja, tangerina, mirtilo, amora-preta e framboesa.”