Biomassa de banana verde é fonte de renda para agricultores: veja a receita

  • Post category:Mídia

biomassa de banana verde receita como fazer

A biomassa de banana verde não faz bem só para quem consome. Ela também é um ótimo negócio para os bananicultores reforçarem a renda com o processamento da fruta. “É uma ótima alternativa para a agricultura familiar. Para quem já tem a produção de banana na propriedade, é um complemento de renda trabalhar com esse produto”, explica o engenheiro de alimentos Henrique Tirolli Rett, da Epagri de Joinville.

A biomassa de banana verde ganhou fama e mercado nos últimos anos porque é considerada um alimento funcional. “Ela é rica em amido resistente, uma espécie de fibra fermentável que funciona como prebiótico, alimento benéfico para bactérias do intestino. Ela contribui para melhorar a imunidade, controlar os níveis de diabetes e colesterol. Além disso, aumenta a sensação de saciedade, ajudando no controle de peso”, diz Henrique.

Mas o engenheiro de alimentos da Epagri lembra que quem quiser produzir biomassa de banana verde na propriedade deve procurar a Vigilância Sanitária ou a Epagri, que vão apoiar e orientar na montagem e na legalização da agroindústria. Devidamente fabricado em uma agroindústria legalizada, esse alimento pode ser vendido embalado ou como ingrediente de outros produtos. “A biomassa não tem gosto e pode ser usada em várias receitas, como bolos, pães, pastéis, doces, quibe, patê, hambúrguer, macarrão, pão de queijo e até brigadeiro”, explica Henrique.

Há duas formas de fazer a biomassa: com e sem a casca da banana. De qualquer forma, a receita é simples e pode ser feita em casa. Confira:

Receita de biomassa de banana verde

Ingrediente:

Bananas verdes (não podem ser nem levemente maduras nem maduras; devem ter a consistência bem firme)

Preparo:

– Corte as extremidades das bananas para deixá-las livres dos resíduos pretos e secos da ponta e do cabo;

– Lave as bananas com bucha e bem pouco detergente. Enxágue bem com água corrente;

– Passe óleo de cozinha nas paredes internas da panela para que a nódoa da banana não grude durante o cozimento;

– Coloque para cozinhar em água fervente por 3 a 5 minutos – o suficiente para a casca começar a rachar;

– Corte as bananas cozidas (com ou sem a casca) em pequenos pedaços e bata no liquidificador com até 20% de água (Ex.: para 1 quilo de banana, coloque até 200ml de água);

– Conserve em recipiente fechado na geladeira por até cinco dias ou no freezer até dois meses.

Assista aqui ao vídeo sobre a fabricação de biomassa de banana verde em uma agroindústria de Itapoá:

Para fazer o macarrão de biomassa com beterraba, cenoura ou espinafre que aparece no vídeo, confira o passo a passo abaixo. A receita é da agricultora Cleonice da Silva Maria, da Itapoá.

Macarrão de biomassa com beterraba

Macarrão de biomassa com legumes

Ingredientes:

600g biomassa de banana verde

500g farinha de trigo

80g de beterraba ou espinafre, ou ainda 150g de cenoura

2 ovos

2 colheres de óleo de soja

1 pitada de sal

Preparo:

Misture todos os ingredientes e amasse bem até formar uma massa homogênea. Divida a massa em partes e abra cada uma delas com um rolo em superfície enfarinhada. Corte em retângulos, polvilhe farinha por cima e deixe a massa descansar por cinco minutos para secar um pouco. Enrole a massa como se fosse um rocambole e corte as tiras. Se preferir, use equipamento de extrusão ou máquina de preparo de macarrão em fios. Coloque o macarrão esticado para secar por mais cinco minutos. Pegue um punhado de “fios” e enrole como se fosse um ninho. Deixe secar até endurecer. O macarrão pode ser cozido na hora ou guardado, depois de bem seco, em pote plástico por dois dias. O cozimento leva cerca de cinco minutos.