Capacitação técnica on-line discute práticas sustentáveis na cultura de arroz irrigado

Próxima etapa do curso é dia 12 de agosto e vai abordar as estratégias de manejo de plantas daninhas resistentes aos herbicidas. Foto: Aires Mariga

A Epagri está promovendo um curso on-line para atualização técnica nos temas relacionados com as principais práticas sustentáveis na cultura de arroz irrigado. A capacitação será feita em cinco etapas e a próxima será nesta quarta-feira, 12 de agosto, quando vai falar sobre as estratégias de manejo de plantas daninhas resistentes aos herbicidas. O evento é gratuito e direcionado a engenheiros-agrônomos e técnicos em agropecuária da Epagri, de cooperativas, de empresas de planejamento agrícola, de empresas de extensão rural e de prefeituras, bem como a professores da área.

Segundo o coordenador do curso e do programa Grãos da Epagri, extensionista rural Donato Lucietti, essa capacitação é realizada anualmente na Estação Experimental em Itajaí de forma presencial, mas em função da pandemia foi formatado para a modalidade on-line e em etapas com os temas mais demandados.

Santa Catarina se destaca no cenário nacional como segundo produtor de arroz irrigado.

Santa Catarina se destaca no cenário nacional como segundo produtor de arroz irrigado: a última safra alcançou uma produção superior a 1,2 milhão de toneladas, a maior obtida até hoje no estado. Donato explica que os principais focos do trabalho da Epagri em arroz irrigado são as melhorias dos sistemas de produção e o aumento da eficiência do uso da água ao buscar melhorias do manejo da irrigação e do armazenamento na propriedade. “Outros focos são o manejo da fertilidade do solo e de plantas daninhas resistentes”, diz.

Como participar do curso

A primeira etapa foi realizada no dia 29 de julho com o tema “Nutrição de plantas e manejo da fertilidade do solo em arroz irrigado”, quando reuniu técnicos principalmente de Santa Cataria e do Rio Grande do Sul. Veja seguir os próximos temas e as datas previstas. Para participar, basta clicar no curso de seu interesse para ser direcionado à sala on-line da capacitação.

12 de agosto, das 19h às 21h – Nutrição de plantas e manejo da fertilidade do solo em arroz irrigado. Instrutor: Dr. Marcos Lima Campos do Vale

18 de agosto, das 19h às 21h – Manejo das principais pragas da cultura de arroz irrigado. Instrutor: Dr. Eduardo Rodrigues Hickel

25 de agosto, das 19h às 21h – Introdução de soja em áreas de várzeas arrozeiras: desafios e oportunidades. Instrutor: Dr. Antoniony Severo Winkler

19 de setembro, das 15h às 17h – Manejo das principais doenças do arroz irrigado. Instrutor: Dr. Klaus Konrad Scheuermann