Rádio da Epagri: mapeamento da Covid-19, meliponicultura, jovens rurais e produtividade do tomateiro são destaques da semana

  • Categoria do post:Mídia

O fluxo do coronavírus no meio agrícola é um serviço de mapas digitais que a Epagri/Ciram – e parceiros – está disponibilizado no site para verificar a vulnerabilidade social, as redes agrícolas e a Covid-19 em Santa Catarina. Além da localização geográfica dos casos, o serviço é mais específico na área agrícola e mostra as conexões entre as cidades e o índice de vulnerabilidade em função do fluxo de pessoas e produtos. Entrevista com o pesquisador Luiz Fernando Vianna dá detalhes desse trabalho no Panorama Agrícola desta segunda-feira, dia 10 de agosto.

Na terça, dia 11, o Panorama Agrícola fala sobre apicultura e meliponicultura em Botuverá e região, com o extensionista Edegar Becker. Ele conta como as capacitações on-line estão ajudando os 200 produtores a manter fonte de renda e fortalecer a união dos apicultores.

O trabalho de motivação com jovens rurais em época de isolamento social é um dos assuntos do Panorama Agrícola de quarta-feira, na entrevista com Rose Gerber, cooordenadora do programa Capital Humano e Social da Epagri. 

O aumento de produtividade na cultura do tomate e a redução de custos são resultados das recomendações da Epagri por meio do Sispit (Sistema de Produção Integrada para o Tomate). Na entrevista desta quinta-feira, o pesquisador Leandro Hahn, da Estação Experimental de Caçador, e o produtor Fábio Brusco destacam os benefícios do sistema em termos de quantidade com qualidade.

E na sexta-feira, você ouve a extensionista social Rosani Michelon, de Concórdia, falar sobre capacitação on-line em plantas medicinais e bioativas.

Acompanhe o programa de rádio da Epagri na emissora de rádio do seu município ou em panoramaagricola.epagri.sc.gov.br  

Ouça também em Sound Cloud e no Spotify.