Capacitação técnica on-line na produção de grãos termina dia 7 de agosto

  • Categoria do post:Mídia
Curso abordou temáticas relacionadas às culturas do milho, feijão e soja.

Desde maio a Epagri está reunindo profissionais brasileiros para a capacitação técnica on-line na produção de grãos, na qual foram abordadas temáticas relacionadas às culturas do milho, feijão e soja. A 16ª e última etapa será nesta sexta-feira, 7 de agosto, e vai falar sobre o manejo pós-colheita. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados que atuam na área, sem a necessidade de ter participado dos encontros anteriores.

A capacitação trouxe assuntos como mercado, adubação, manejo integrado de doenças, manejo de pragas, fertilidade do solo, inoculação e coinoculação de sementes de soja e agricultura regenerativa, a maioria apresentados por profissionais da Epagri. Segundo o coordenador dos cursos, extensionista rural Donato Lucietti, que também coordena o Programa Grãos na Epagri, ao total os eventos contaram com cerca de dois mil participantes, boa parte deles de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins e Goiás.

Curso específico sobre a cultura do arroz está em andamento e a próxima etapa será dia 12 de agosto. Foto: Aires Mariga

Paralelo a essa capacitação em grãos, Donato informa que um curso específico para a cultura do arroz está em andamento e a próxima etapa será dia 12 de agosto. Santa Catarina se destaca no cenário nacional como segundo produtor de arroz irrigado. A última safra registrou a maior produção obtida até hoje no estado: com uma área plantada de 149,5 mil, a produção foi superior a 1,2 milhão de toneladas.

Programa Grãos

A Epagri desenvolve as ações de pesquisa agropecuária e de extensão rural por meio de programas técnicos. O Programa Grãos vem trabalhando em âmbito estadual na capacitação dos técnicos com focos no milho, arroz, feijão e mais recentemente soja. “Os principais focos do trabalho são as melhorias dos sistemas de produção, a conservação do solo e da água, a organização dos produtores, o manejo pós-colheita com ênfase na secagem e armazenagem na propriedade e, na cultura de arroz, ainda a questão da eficiência no manejo e armazenamento na propriedade”, explica o coordenador.

A soja é uma cultura que vem crescendo em área plantada em SC. Foto: Nilson Teixeira

Segundo dados da Epagri/Cepa, Santa Catarina cultivou na última safra 334 mil hectares de milho e alcançou uma produção de 2,5 milhões de toneladas, o que atendeu em torno de 30 a 35% da demanda interna desse grão. Com relação à soja, foram cultivados 686 mil hectares e obtida uma produção de 2,3 milhões de toneladas. “É uma cultura que vem crescendo em área plantada no estado”, pontua Donato.

Serviço:

O que: Curso grãos on-line. Etapa 16: Manejo pós colheita – secagem com ar natural. Palestrante: Elvys Taffarel, extensionista rural de São Miguel do Oeste

Quando: 7 de agosto

Horário: das 15h às 17h

Local: curso on-line. Acesse aqui.

Mais informações: Donato Lucietti, coordenador do Programa Grãos. E-mail: donato@epagri.sc.gov.br