Livro traz recomendações atualizadas para o preparo do solo e a nutrição de frutíferas

  • Categoria do post:Mídia
A obra supre uma demanda técnica de recomendações atualizadas para o preparo do solo e a nutrição para diversas culturas

O livro “Atualização sobre calagem e adubação em frutíferas”, recém-lançado pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRS-SBCS), traz cinco capítulos de autoria ou coautoria de pesquisadores da Epagri. A obra supre uma demanda técnica de recomendações atualizadas para o preparo do solo e a nutrição para as culturas da videira, macieira, citros, oliveira, nogueira-pecã, bananeira, pessegueiro, pereira, goiabeira (inclusive a serrana), atemoia, palmito pupunha e morango.

O pesquisador Gelton Guimarães, da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, escreveu sobre  calagem, adubações e valores de referência de nutrientes na cultura da banana. Lendro Hahn, da Estação de Caçador, contribuiu para o capítulo sobre calagem, adubação e nutrição da macieira, que teve ainda a participação de Marlise Ciotta, da Estação de Lages. Marlise também é autora dos capítulos que abordam a calagem, adubação e estado nutricional na goiabeira-serrana, em videiras e em pereiras.

Além de recomendações de calagem e adubação em frutíferas, nas mais de 270 páginas do livro são abordados assuntos como as perspectivas futuras para a nutrição mineral de frutíferas, amostragem de solo e tecido, bem como sugestões de valores recentes adequados de nutrientes em folhas. A contaminação do solo em pomares e as estratégias para sua mitigação  também recebem um capítulo à parte na publicação.

O comitê de editoração do livro é composto por profissionais vinculados à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Embrapa Uva e Vinho. Os autores que redigiram os capítulos são vinculados à Instituições de pesquisa, ensino e extensão de vários estados do Brasil.

A obra pode ser adquirida pelo e-mail contato@sbcs-nrs.org.br. O investimento é de R$ 40,00 reais, mais os custos de postagem. Informações adicionais sobre o livro podem ser obtidas aqui.