Compra subsidiada de sementes de aveia e de azevém incentiva a agricultura em Cocal do Sul

Foram distribuídas 300 sacas de sementes de aveia e 70 sacas de azevém. Foto de adubação verde para plantio direto de hortaliças na propriedade de Jairo Camilo

De março a junho, produtores rurais de Cocal do Sul, no Sul Catarinense, foram beneficiados com sementes de aveia e de azevém para que possam melhorar a pastagem de inverno e garantir a alimentação do gado na estação mais fria do ano. O plantio dessas gramíneas também ajuda a melhorar a fertilidade do solo e a sanidade da cultura seguinte.

No total foram distribuídas 300 sacas de sementes de aveia (12 mil kg) e 70 sacas de azevém (1,75 mil kg) que beneficiaram cerca de 70 agricultores do município. Esse programa é promovido pela prefeitura em parceria com a Epagri desde 2014, no qual a prefeitura subsidia 50% do valor das sementes e os outros 50% são pagos pelos produtores.

O extensionista rural da Epagri de Cocal do Sul, engenheiro-agrônomo Cleytom José Pereira, lembra ainda que,  conjuntamente aos esforços da esfera municipal, existem programas do governo do estado de Santa Catarina, como o o Kit Forrageira, que é formado por mais de 80 produtos fornecidos a partir de um projeto técnico elaborado pela Epagri.

Adubação verde para videira na propriedade do agricultor Ovídio Dela Bruna

O kit Forrageira é destinado às propriedades consideradas como Unidades de Referência, que podem ser difusoras de tecnologia e servir de exemplo para outros produtores catarinenses. O valor do kit é de R$ 2 mil, que pode ser pago em três parcelas anuais, sem juros, ou com descontos se quiser pagar em menos tempo. O agricultor pode ter acesso a três kits, dependendo da necessidade e da disponibilidade.