Epagri capacita funcionários sobre a lei anticorrupção

  • Categoria do post:Mídia
A capacitação integra as ações para implementação do Programa de Integridade e Compliance da Epagri

Funcionários da Epagri que fazem parte do setor de licitações e os que integram a Comissão de Planejamento das Contratações foram capacitados, no dia 8 de julho, sobre a lei anticorrupção. O treinamento foi dado de forma virtual pelo chefe da Divisão de Instrumentos Jurídicos da Empresa, José Pedro Rosses, e faz parte da séries de eventos promovidos para implementação do Programa de Integridade e Compliance da Epagri, que é uma exigência imposta pelas Leis Federais 13303/2016 e 12846/2013 e pela Lei Estadual 17715/2019.

“Os empregados que fizeram parte do treinamento reúnem as competências necessárias à completa execução das etapas de planejamento da contratação, o que inclui  conhecimentos sobre aspectos técnicos e de uso do objeto, licitações e contratos, dentre outros. São áreas cujos riscos operacionais, financeiros e de conformidade são elevados, por isso a capacitação é contínua”, afirma Rosses.

Segundo ele, o tema foi escolhido porque o conhecimento das normas são formas de evitar a corrupção e porque a Epagri deve adotar medidas de gestão de riscos e compliance, ou seja,agir em conformidade com a legislação, com as normas internas, de forma ética, transparente e íntegra. Para que isso aconteça, a Empresa também tem em sua estrutura setores como a Auditoria Interna, o Comitê de Conformidade e Gerenciamento de Riscos (Compliance) e o Controle Interno e Ouvidoria, todos previstos em seu estatuto social. O Programa de Integridade e Compliance está sendo desenvolvido sob a coordenação da Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG).