Estudantes de Alto Bela Vista usam a arte para discutir questões ambientais

  • Categoria do post:Mídia
Representação em desenho do banco de sementes crioulas feita pelo aluno Fernando Pallas

Alunos do 3o ano do ensino médio da escola estadual Teixeira de Freitas, no Alto Bela Vista, no Oeste Catarinense, receberam um desafio no mês de junho: expressar através de fotos, desenhos e maquetes o assunto abordado nas palestras on-line oferecidas pela Epagri na semana do meio ambiente, de 1 a 5 de junho. Cada estudante ficou responsável por participar de uma delas, elaborar o trabalho artístico e compartilhar com a turma no grupo de WhatsApp.

“Esse trabalho foi uma oportunidade dos alunos refletirem assuntos relacionadaos ao meio ambiente, em especial neste período que estamos passando, onde precisamos repensar nossas relações com o meio, com as pessoas e com nós mesmos”, afirma a extensionista social da Epagri no município, jacinta Buenos da Silva. Todos os temas foram representados na atividade. Como exemplo a extensionista cita a palestra sobre cores da terra, representada por uma aluno com desenho com tinta feita de terra; já o tema conservação do solo gerou uma maquete;  o banco de sementes crioulas foi representado com um desenho com as próprias sementes; outros alunos usaram fotos constatando a importância da previsão do tempo e o impacto na agricultura, entre outros.

Kethlin Luiza Horn representou o meio ambiente com tonalidades de tintas feitas com terra

O trabalho foi conduzido pela professora de artes Andreia Rosana AulerRaizer, em parceria com a extensionista local.  “Desde que se tem notícias da existência humana, a arte sempre foi e sempre será uma forma de expressar a cultura do seu povo . As formas de arte foram mudando com o passar dos anos, se adaptando ao contexto social em que estavam inseridas. Por isso, hoje temos conhecimento de diversas obras de arte, cada uma com a sua particularidade. Sendo assim, cada aluno foi livre para escolher uma forma de expressar o seu entendimento sobre as palestras que foram abordadas na semana do meio ambiente. Afinal, para falar de um assunto tão importante nada melhor do que a arte”, ressalta a professora.

Maquete de Eduarda Perotoni Hartmann mostrou o desenvolvimento da planta em solos bem cuidado e mal cuidado