Cursos on-line abordam a preservação do meio ambiente

  • Post Category:Mídia
As capacitações foram oferecidas em alusão ao dia mundial do meio ambiente, que é comemorado em 5 de junho. Foto: Aires Mariga

Conservação do solo, energias alternativas, compostagem, mata ciliar, uso racional da água. Esses assuntos fazem parte dos trabalhos da Epagri com as famílias rurais, mas este mês eles foram temas de capacitações on-line à sociedade em alusão ao dia mundial do meio ambiente, que é comemorado em 5 de junho. Os temas fizeram parte de 12 eventos oferecidos de 1 a 5 de junho, direcionados principalmente à comunidade escolar, como diretores, professores, merendeiras e alunos.

 “O dia foi criado para chamar a atenção da sociedade para os problemas de degradação ambiental e as atitudes que todos podemos tomar visando à preservação do meio ambiente. Porém, a questão ambiental é muito importante para a vida no planeta e é fundamental que se discuta o tema durante todos os dias”, desta a coordenadora dos cursos da semana, extensionista social da Epagri em Tubarão, Suselei Brunato Weber.

Em todos os eventos, alguns transmitidos pelo canal TV Ater no YouTube, outros pela plataforma Hangout Meet, do Google, os participantes  puderam interagir com os palestrantes através dos chats, seja para depoimentos ou tirar dúvidas referentes aos assuntos. “Através desses depoimentos, tivemos o retorno do sucesso da programação e do excelente conteúdo transmitido pelos instrutores”, afirma Suselei.

Cada curso teve uma média de 300 participantes. Foram 20 horas de capacitação com os seguintes temas: conservação do solo; previsão do tempo; energias alternativas; uso racional da água; agroecologia e permacultura; sementes crioulas; experiências de educação ambiental com escolares; lixo e compostagem; alimentação e saúde; mata ciliar e cores da terra.

De acordo com a extensionista, a Epagri pretende continuar as capacitações on-line com temas sobre o meio ambiente, de forma a contemplar assuntos ainda não abordados. Elas serão divulgadas na programação semanal de cursos, publicada no site da Empresa.