Situação hídrica do Estado ainda requer atenção, apesar das chuvas de junho

  • Categoria do post:Mídia
Foram registrados menores volume de chuva no Alto Vale e Sul do Estado

Depois de um outono seco, marcado por um quadro de estiagem em boa parte das regiões catarinense, a chuva da primeira quinzena de junho superou os 100mm em grande parte do estado, principalmente no Oeste e Meio-Oeste. No Alto Vale e Sul do Estado, no entanto, foram registrados menores volumes, entre 50mm e 75mm. Com isto, a situação hídrica ainda requer uma atenção especial.

Segundo Guilherme Miranda, hidrólogo da Epagri/Ciram, a situação de estiagem persiste principalmente no Vale do Itajaí. A chuva registrada entre os dias 10 e 12 de junho não foi suficiente para alterar a situação hidrológica na região, principalmente na área das bacias dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste. “Nestas bacias, as águas da chuva escoaram, e não foram retidas e armazenadas pelo solo e pelas barragens existentes para regularizar as vazões destes rios”, explica Miranda.

Miranda ainda ressalta que, nas demais regiões catarinenses, a situação no momento encontra-se dentro da normalidade hidrológica. Ele recomenda a busca de informações do monitoramento dos rios em SC no site da Epagri/Ciram, link Rios on-line.

Laura Rodrigues – Meteorologista 
Mariana Ramos – Técnica em Meteorologia
Epagri/Ciram