Diretor eleito toma posse na Epagri

O engenheiro-agrônomo Célio Haverroth toma posse nessa terça-feira, 23 de junho, como diretor de desenvolvimento institucional da Epagri. Em maio ele foi eleito em segundo turno pelos funcionários com mais de 53% dos votos. Seu nome será homologado pelo Conselho de Administração da Empresa em reunião virtual,  juntamente com a suplente Dulcineia Cenci, extensionista social de Xanxerê.

Também serão empossadas a nova conselheira de administração, pesquisadora da Estação Experimental de Itajaí Ester Wickert, e a sua suplente, Nade Clarice Rosa Luciano, auxiliar administrativo de Pouso Redondo. A Diretoria Executiva da Epagri tem em seu quadro um diretor eleito de forma direta pelos empregados desde 1997. Ela foi a primeira a implantar essa prática, que passou a ser obrigatória nas empresas públicas catarinenses a partir da lei 1.178, de dezembro de 1994, que prevê no mínimo um representante dos empregados nas diretorias e nos conselhos de administração.

“A representação de um empregado eleito na Diretoria Institucional e no Conselho de Administração é uma conquista dos colegas que nos precederam e é um orgulho ter a  Epagri como pioneira nesse processo”, afirma a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter. Ela destaca e agradece a participação dos funcionários que votaram, dos candidatos, do Comitê de Elegibilidade da Epagri, da Comissão Eleitoral Estadual, das Comissões Eleitorais Regionais e de todos que fizeram parte desse movimento da democracia interna, que serve de exemplo para empresas catarinenses e de outros estados. “Juntos com os eleitos teremos condições de executar grandes trabalhos e projetos para o bem da Empresa, dos funcionários, das famílias agricultoras e pescadoras do nosso estado e do setor agropecuário”, ressalta a presidente.

Sobre o novo diretor

Célio é filho de agricultores familiares da cidade catarinense de Rio do Campo, no alto Vale do Itajaí. A vivência com as atividades agrícolas e com a comunidade na infância e na juventude influenciou na sua formação: ele é agrônomo graduado pela UFSC e mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento pela UFSM. Atualmente Célio é coordenador do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental, na sede, em Florianópolis. O novo diretor ingressou na Epagri em 2004, em Guatambu, e na Empresa atuou no Centro de Treinamento de Chapecó, foi Agente Técnico de Ater na Gerência Regional de Xanxerê, secretário executivo regional do Programa SC Rural e coordenador de Ater na UGT 1 (regiões de Xanxerê e Chapecó), e coordenador de Políticas Públicas.

Dentre as propostas apresentadas por Célio em campanha, estão a melhoria do processo de avaliação de desempenho dos empregados, incluindo avaliação das unidades e da gestão; maior participação dos funcionários nos processos decisórios e formação de colegiado participativo, com Faper e demais entidades representativas dos funcionários.