Coopervoltapinho moderniza beneficiamento de arroz com recursos do FDR

  • Categoria do post:Mídia
Equipamento proporciona humanização do trabalho e redução de custos

Com apoio da Epagri, a Cooperativa de Agricultores Familiares de Volta Grande e Pinhalzinho (Coopervoltapinho), modernizou sua infraestrutura de beneficiamento de arroz, alcançando humanização do trabalho e redução de custos. O investimento, da ordem de R$320, foi conquistado via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) graças à assistência técnica e extensão rural da Epagri.

O extensionista da Epagri Dirceu Schwarz conta que, com os recursos, foram adquiridos um tomador hidráulico, sistema de automação e vídeo controle para descarregamento de caminhões que chegam das lavouras. Além de um trabalho mais humanizado, o equipamento permite redução de custos de descarregamento, que era feito de forma manual com contratação de funcionários temporários. Com a modernização, se diminui o tempo e as filas de caminhões de descarregamento. “O resultado, é um processo mais ágil de recebimento, limpeza, secagem e armazenamento do arroz em casca, gerando e ofertando matéria-prima de ótima qualidade para a indústria”, descreve Dirceu.

Na opinião do extensionista, que auxiliou a cooperativa na elaboração do projeto para obtenção do recurso, o investimento foca na qualidade do produto ofertado e, num futuro promissor, na agregação de valor, seja através do beneficiamento de arroz convencional ou na conquista de novos mercados. Isso porque será possível entregar ao mercado um produto diferenciado, obtido pelo cultivo dos chamados “tipos especiais” de arroz.

A Coopervoltapinho, fica em Mirim Doce, município do Alto Vale do Itajaí. Reúne 85 famílias, em sua maioria agricultores familiares. Envolve mais de 200 pessoas, que juntas cultivaram 1,1 mil hectares e produzem 203 mil sacas de arroz de ótima qualidade, proporcionando ao município ser conhecido como a capital do melhor arroz. Conta com infraestrutura para recebimento, secagem, armazenagem e comercialização da produção de arroz em casca.