Senafrut é adiado para novembro de 2020 em São Joaquim

  • Post category:Mídia
Evento será entre os dias 10 e 12 de novembro

Devido às medidas restritivas para frear a disseminação do coronavírus em Santa Catarina, a 14ª edição do Seminário Nacional de Fruticultura de Clima Temperado (XIV Senafrut), previsto para junho, foi adiado para os dias 10 a 12 de novembro de 2020, no município de São Joaquim. Todas as inscrições confirmadas continuarão válidas e todos os trabalhos científicos recebidos permanecem em avaliação pela comissão científica e aptos a serem apresentados e publicados nos anais do evento.

O prazo para submissão de novos trabalhos científicos e de inscrições nos valores estipulados também serão prorrogados. “Lamentamos muito ter que tomar essa decisão, mas nosso objetivo é zelar pela saúde e bem-estar de todos, bem como atender às diretrizes apresentadas pelos órgãos oficiais de saúde, que recomendam a suspensão de eventos de massa e outros com concentração próxima de pessoas, em razão da pandemia de infecção humana pelo coronavírus”, diz o presidente da comissão  organizadora do evento e gerente da Estação Experimental de São Joaquim , Cristiano João Arioli.

O evento

O Senafut é realizado a cada dois anos em São Joaquim, município do Planalto Serrano Catarinense que se destaca nacionalmente pela produção de maçã. O evento visa trazer novas informações e tecnologias para os estudantes, técnicos, fruticultores, expositores e interessados e assim melhorar a competitividade do setor. “É um espaço com inúmeros participantes que contribuem para trazer conhecimento e inovações que possam gerar grande desenvolvimento e, consequentemente, ganhos econômicos a todos os envolvidos com essa cadeia produtiva”, diz Cristiano. Para este ano a comissão organizadora espera em torno de 1000 participantes.

Palestras vão abordar temas atuais na área da fruticultura de clima temperado, especialmente sobre a cultura da maçã Foto: Aires Carmem

Na edição de 2020, estão previstas 17 palestras que abordarão temas atuais na área da fruticultura de clima temperado, especialmente sobre a cultura da maçã, como  produção orgânica de maçã, uso de fitorreguladores, doenças e pragas, tecnologia de aplicação de defensivos, efeito de tela antigranizo sobre a fisiologia da macieira, novas tecnologias para o armazenamento de maçãs, indicação geográfica e o desenvolvimento do território.

Além das palestras, estão previstos dois minicursos sobre o cultivo de morango e lúpulo, realizados em parceria com a Udesc. Junto à programação também será promovido o Seminário Catarinense de Viticultura e Enologi, realizado em parceria com a UFSC e a Vinhos de Altitude e Produtores Associados, com a apresentação de nove palestras abordando temas específicos de vitivinicultura.  

O Senafrut conta ainda com exposição de produtos e equipamentos em mais de 75 estandes com empresas do setor, onde serão expostos: tratores, equipamentos, implementos, telas anti-granizo, agroquímicos, adubos foliares, fertiirrigação, viveiro de mudas, fitorreguladores, serviços diversos, entre outros.

O evento é promovido em uma parceria entre o Governo de Santa Catarina, através da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e da Epagri, prefeitura de São Joaquim, Associação dos produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (Amap),  Associação dos Engenheiros-Agrônomos da Serra Catarinense (Assea) e Embrapa.

Mais informações sobre a 14ª Edição do evento podem ser obtidas através dos e-mails: cristianoarioli@epagri.sc.gov.brzilmar@epagri.sc.gov.br e madriana@epagri.sc.gov.br 

 Aqueles que tiverem interesse em conhecer como é o evento, podem consultar a página da 13ª edição do seminário.