I Encontro Sul-Brasileiro de Fitossanidade é adiado em Chapecó

Nova data para para o evento ainda será definida

O I Encontro Sul-Brasileiro de Fitossanidade/III Workshop Estadual sobre Manejo Fitossanitário (ENFIT-Sul), que aconteceria em maio na cidade catarinense de Chapecó, foi adiado para data ainda a ser definida.  A comissão organizadora tomou essa decisão em atendimento às medidas restritivas para frear a disseminação do coronavírus em Santa Catarina e assim garantir a saúde e segurança dos participantes.

Todas as inscrições confirmadas até o momento continuarão válidas e todos os trabalhos científicos recebidos continuarão em avaliação pela comissão científica e aptos a serem apresentados e publicados nos anais do evento. O prazo para submissão de novos trabalhos científicos e de inscrições nos valores estipulados para o segundo lote também foram prorrogados até 31 de julho de 2020.

Estratégias sustentáveis de manejo fitossanitário

Segundo o presidente da comissão organizadora do ENFIT-Sul, pesquisador da Epagri Leandro do Prado Ribeiro, o desenvolvimento de estratégias sustentáveis de manejo fitossanitário passíveis de serem incorporadas em sistemas de produção de alimentos constitui um dos desafios atuais da comunidade científica brasileira, responsável pela geração e validação de tecnologias capazes de impulsionar mudanças nos sistemas produtivos de modo a criar condições para a adequação às novas tendências do mercado. “Nesse cenário, a combinação da biotecnologia e da agricultura digital com as ferramentas tradicionais de inovação para a agricultura tem sido o caminho para a descoberta e a incorporação de soluções viabilizadoras de uma agricultura moderna e sustentável”, diz.

Diante desse contexto, o objetivo principal do Enfit-Sul é contribuir para a difusão, atualização do conhecimento e fortalecimento da diversidade científica na região Sul do Brasil no campo das Ciências Agrárias/Fitossanidade, bem como promover o intercâmbio científico entre as universidades, centros de pesquisa, cooperativas, agências de extensão rural e profissionais liberais do setor agrícola.

“Com esse evento, espera-se viabilizar um diálogo crítico sobre o panorama atual, os cenários e as tendências do manejo fitossanitário dos principais cultivos agrícolas de importância econômica para a região, a fim de cooperar na construção de novas perspectivas para o setor agrícola. Os espaços de debate e de troca de experiências e a expertise dos palestrantes convidados propiciarão uma nova visão dos agroecossistemas, das tecnologias atualmente disponíveis e das estratégias integradas de utilização das mesmas”, ressalta Leandro. Mais informações sobre o ENFIT-Sul podem ser obtidas na página do evento.