Epagri capacita 30 pescadoras do Litoral Norte

Aula inaugural reuniu 30 pescadoras no dia 3 de março

A Epagri reuniu nada menos que 30 mulheres pescadoras do Litoral Norte do Estado para a edição deste ano do curso Mulheres em Ação: Flor-e-ser. A aula inaugural foi realizada no dia 3 de março, no Centro de Treinamento da Epagri em Joinville (Cetreville).

As pescadoras são dos municípios de Navegantes, São Francisco do Sul, Balneário Piçarras, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Penha, Balneário Camboriú e o anfitrião Joinville. As aulas do curso serão distribuídas em cinco módulos ao longo do ano, com dois dias de programação cada um. No conteúdo, temas relacionados aos eixos sociais, humanos, ambientais e empreendedorismo. Os instrutores são técnicos da Epagri de municípios litorâneos, das gerências e da sede.

Márcia Gomes, extensionista da Epagri e coordenadora da atividade, diz que o objetivo do curso é o desenvolvimento integral das mulheres, levando em conta o aprendizado, valores e saberes como mecanismos de mudança e estímulo para fortalecimento da identidade. “Esperamos que elas sejam protagonistas nos mais diferentes segmentos da sociedade e em suas próprias famílias”, ressalta Márcia.

O gerente regional da Epagri em Joinville, Hector Haverroth, destaca que o curso também é uma oportunidade para as mulheres conhecerem melhor as estruturas relacionadas à pesca, além de trabalhar a inter-relação e a desenvoltura. “A ação da mulher é fundamental no processo da gestão familiar”, afirma o gerente.

A jovem pescadora Jaqueline Souza Sales, de Balneário Barra do Sul, descreve o curso como uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento e bons contatos na área. “Essa integração entre colegas e instrutores nos traz um conhecimento muito rico, tanto para crescimento pessoal como profissional”.

O curso Mulheres em Ação: Flor-e-ser é gratuito, fomentado e financiado pelo Estado de Santa Catarina, por meio da Epagri.