Coronavírus em SC: Extensionistas da Epagri fabricam e distribuem produtos de limpeza caseiros

Mais de uma centena de famílias do Oeste receberam sabão e produtos de limpeza caseiros

Na primeira semana de isolamento devido à pandemia do novo coronavírus, extensionistas da Epagri na região de Chapecó e Xanxerê entregaram, para mais de uma centena de famílias, sabão e produtos de limpeza caseiros, para ajudar na higienização dos ambientes domésticos e consequente combate ao novo coronavírus. A confecção de materiais de limpeza caseiros é uma das práticas difundidas pela Epagri em todo o Estado nas diversas capacitações que oferece a agricultores, pescadores, indígenas e quilombolas.

Os produtos estão sendo destinados às famílias mais vulneráveis, através dos grupos socialmente organizados como idosos, mulheres e voluntários. Também chegam aos seus destinos por meio dos parceiros das políticas públicas da Epagri, entre eles prefeituras, rede de saúde indígena, secretarias municipais de assistência social e de agricultura. A distribuição está sendo feita observando as regras do ministério da saúde, com uso de equipamentos de proteção adequados e mantendo a distância recomendada entre as pessoas.

Paralelamente às entregas, os extensionistas seguem com a campanha nas redes sociais da região, para arrecadação de gordura usada, matéria-prima básica para confecção do sabão e outros produtos de limpeza. Por meio dessa rede de solidariedade também são decididas as logísticas de fabricação dos produtos e distribuição para aqueles que mais precisam. Além de profissionais da Epagri e seus amigos e familiares, compõem essa rede grupos de vizinhos, condomínios entre outros.

A fabricação e distribuição de produtos de limpeza é só uma das ações das Gerências Regionais da Epagri em Chapecó e Xanxerê neste momento difícil. Remotamente, os extensionistas também estão trabalhando para repassar receitas, dicas diversas e atender ao seu público no que for preciso e possível, evitando sempre o contato pessoal, esclarece Cleonice Maria Trevisan Suttili, extensionista social da Epagri em São Lourenço do Oeste e uma das coordenadoras da ação.

Gordura usada é matéria-prima básica para confecção do sabão e outros produtos de limpeza

“A confecção de produtos de limpeza caseiros é uma forma de destinar corretamente os resíduos, apoiar economicamente as famílias e ajudar no enfrentamento da epidemia, considerando a importância da higienização neste momento”, destaca Cleonice. Ela ressalta ainda que o trabalho da Epagri não para, apesar do isolamento social. Os extensionistas seguem atendendo remotamente, e os interessados podem contatá-los via EpagriMob, Minha Epagri ou por e-mail.

Informações e entrevistas
Cleonice Maria Trevisan Suttili, extensionista social da Epagri em São Lourenço do Oeste, pelo fone (49) 9951-5524.

Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992