Dia de campo apresenta novos cultivares de videira em Porto União

  • Categoria do post:Mídia
Evento atraiu participantes também de Irineópolis (SC) e Cruz Machado (PR)

A família de Alcir e Eliane Fresileben, de Porto União, receberam 40 agricultores, técnicos e lideranças para um dia de campo sobre a cultura da videira no dia 19 de fevereiro.  No evento foram apresentados os cultivares BRS Isis e BRS Nubea, avaliados os cultivares tardios Moscato Bailey e BRS Carmem e promovidas discussões sobre os portas-enxerto mais adequados à região e as boas práticas de colheita e pós-colheita de uva.

O evento foi realizado pela Epagri e atraiu público não apenas de Porto União, mas também de Irineópolis (SC) e Cruz Machado (PR). Na propriedade está instalada uma unidade de referência técnica sobre cultivo protegido de uva na região, coordenada pela Epagri e pelo Ministério da Agricultura. No dia de campo os participantes conheceram a experiência da família e discutiram alguns temas do cultivo da videira com extensionistas da Epagri do Planalto Norte Catarinense.

O extensionista rural de Porto União, engenheiro-agrônomo Guilherme Luís Scaramella Gonçalves, explica que o trabalho da Epagri com a família Freisleben é de mais de cinco anos de acompanhamento técnico visando melhorar o processo de produção orgânica, usar novos cultivares e ampliar o período produtivo. “O objetivo desse trabalho é o aprimoramento e ampliação do cultivo de videira na região, especialmente em Porto União, que é o município com maior produção de uva no Planalto Norte Catarinense”, diz o Guilherme.