Epagri adota Modelo de Excelência em Gestão para Transferência de Recursos da União

  • Categoria do post:Mídia
Reunião de dirigentes foi o final do processo iniciado em setembro do ano passado

A Epagri é a instituição pública catarinense pioneira na adoção do Modelo de Excelência em Gestão para Transferência de Recursos da União (MEG-Tr). No dia 9 de março, uma reunião realizada em Florianópolis, com a participação da presidente Edilene Steinwandter, de diretores e de gerente estaduais, serviu para finalizar o primeiro ciclo do MEG-Tr e o plano de melhorias que, até o início de abril, será inserido em sistema próprio do Ministério de Planejamento. A partir daí a Epagri passa a pontuar no MEG-Tr. As instituições públicas melhores pontuadas poderão ter prioridade na transferência de recursos da União.

A reunião do dia 9 marcou o fim de um processo que iniciou em setembro do ano passado, com a capacitação de dirigentes da Epagri pela equipe da Secretaria de Estado da Administração (SEA). Ao longo desse período, o grupo gestor da Epagri também respondeu a um questionário que serviu para avaliar o grau de maturidade em gestão e determinar os pontos a serem aprimorados pela Empresa.

As melhorias apontadas pelos gestores já começaram a ser implantadas. Entre elas estão a criação de um comitê para gestão de risco e compliance, a implantação de boas práticas de controle interno e a evolução dos painéis de gerenciamento.

Segundo Vamilson Prudêncio da Silva, gerente do Departamento Estadual de Planejamento da Epagri, a cada ano o ciclo será refeito, com novas avaliações e implementação de mais melhorias. Ele revela que a Empresa foi escolhida pela SEA para implantação do piloto porque já contava com um modelo de gestão relativamente amadurecido.