Epagri quer desenvolver o cultivo de maracujazeiro no Oeste Catarinense

  • Categoria do post:Mídia
Cepaf apresentou os principais trabalhos científicos conduzidos com o maracujazeiro

O Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf), localizado em Chapecó, recebeu técnicos e agricultores para apresentar os trabalhos conduzidos com maracujazeiro, discutir as técnicas utilizadas atualmente, as experiências exitosas e as adversidades no cultivo e comercialização de frutos de maracujá no Oeste Catarinense. Para isso realizou um dia de campo no dia 6 de março, do qual participaram 52 pessoas.

Segundo o pesquisador Rafael Sabião, a proposta do evento surgiu da integração entre pesquisa e extensão rural. Na área experimental do Cepaf foram apresentados os principais trabalhos científicos conduzidos, bem como o projeto de desenvolvimento da cultura do maracujazeiro liderado pela extensão rural, através das Unidades de Observação instaladas na região. 

O evento capacitou e despertou o interesse dos produtores pela fruticultura na região

Esta foi a primeira edição do evento para capacitar e despertar o interesse dos produtores pela fruticultura na região Oeste do estado, onde apresenta potencial de exploração e diversificação de renda. “Considerando o retorno positivo, eventos semelhantes serão realizados futuramente, para cada vez mais aproximarmos a ciência do campo, difundir as tecnologias e ouvir as principais demandas dos fruticultores”, diz o pesquisador. Rafael acredita que a participação dos agricultores no evento certamente vai refletir na produção e comercialização de maracujá na região. “O trabalho conjunto terá continuidade para fortalecermos e desenvolvermos o cultivo de maracujazeiro no Oeste Catarinense”, diz.