Agroindústrias da serra catarinense terão facilidade para vender fora do Estado

Epagri espera um grande avanço das pequenas agroindústrias familiares da região

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) oficializou, em evento no dia 14 de fevereiro, em Lages, a equivalência dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Agora, o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) está autorizado a fazer as auditorias para adesão ao Sisbi-POA, antes feitas pelo MAPA. Isso significa que as agroindústrias da região que se enquadrarem ao SIM poderão requerer a equivalência e vender seus produtos em todo o território nacional.

Com a mudança, a Epagri espera um grande avanço das pequenas agroindústrias familiares da região. Segundo os engenheiros-agrônomos James Smaniotto e Aziz Abou Hatem, que estiveram no evento, a agricultura familiar serrana será a grande beneficiária dessa ação do Governo Federal. “Agora as pequenas agroindústrias que se enquadrarem aos Serviços de Inspeção Municipal poderão vender fora da região e do Estado e conquistar novos mercados para seus produtos”, diz Aziz.

Assistência técnica

A Epagri presta assistência aos agricultores familiares e suas organizações na agregação de valor à matéria-prima e aos produtos regionais, cada vez mais valorizados. “É o caso do queijo artesanal serrano, da paçoca de pinhão, do mel de melato de bracatinga e de outros produtos, complementa José Márcio Lehmann, Gerente Regional da Epagri em Lages.

Um exemplo bem-sucedido na região é a Frango Caipira Carú, de São José do Cerrito, que foi assistida desde a fundação da associação e a montagem do abatedouro, além de receber recursos do Banco Mundial via Programa SC Rural para instalação de 12 aviários e equipamentos para o abatedouro. “Esses agricultores familiares foram beneficiados com R$299 mil, o que correspondeu a 50% do projeto estruturante, e também por projetos do Pronaf feitos pela Epagri”, conta Aziz.

Atualmente, o grupo é assistido pela Epagri por meio do Programa Mais Gestão, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), e formou a Coopersalto – Cooperativa de Produtores de Frango Caipira de São José do Cerrito. Essa será uma das primeiras agroindústrias a conseguir o selo do SISBI-POA na região serrana catarinense.

Veja no vídeo como a Epagri apoia o desenvolvimento de agroindústrias familiares em Santa Catarina: