Famílias da Terra Indígena Xapecó lucram com a produção de alimentos

  • Categoria do post:Mídia
Roseli produz para o autoconsumo e vende o excedente na própria aldeia

Duas famílias da Terra Indígena Xapecó estão produzindo alimentos seguros e com perspectiva de venda do excedente. A atividade de cada uma delas foi possível a partir de recursos do Programa Fomento às Atividades Produtivas Rurais, programa de transferência de renda do Governo Federal para auxiliar a geração de renda e garantia de segurança alimentar de famílias ou indivíduos que são inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais.

A família de Leidimara investiu na produção de ovos

A família da indígena Roseli Flores optou por produzir hortaliças, usando a primeira parcela do recurso para compra de tela, palanques, adubo e mudas de diversas cultivares. Ela produz para o autoconsumo e vende o excedente na própria aldeia. Outra beneficiaria Leidimara Lemes, investiu na produção de ovos.

“Quando os recursos do projeto são usados de forma correta, os beneficiários ajudam no dinamismo dos territórios rurais e  melhoram a qualidade de vida, tanto pela produção e consumo de alimentos mais limpos – pois os técnicos indicam o uso de produtos naturais no controle de pragas e doenças – , como pela geração de renda direta e indireta, pois o que é produzido na propriedade a família não precisa comprar e o que é excedente acaba sendo comercializado na própria Aldeia”, ressalta a extensionista rural de Ipuaçu, Ires Cristina Ribeiro Oliari. Ela lembra que as famílias recebem orientação não apenas da Epagri, mas também como do técnico agrícola e indígena Alaercio Palhano.

Maior reserva de SC – A Terra Indígena Xapecó está situada nos municípios de Ipuaçu e Entre Rios. É a maior reserva indígena em extensão territorial do estado de Santa Catarina: dos 15.623 hectares de área, 65% abrange o município de Ipuaçu. Oficialmente ela é composta por oito aldeias com 1.271 famílias, chegando a um total de 4.340 habitantes somente no município de Ipuaçu.  A sede da aldeia  fica a 16 km de distância do centro desse município.