Epagri instala unidade de monitoramento de colmeias em Bela Vista do Toldo

  • Categoria do post:Mídia
A unidade é composta de células de medição horária do peso de três colmeias

Esta semana a propriedade do apicultor André Schimboski, em Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte Catarinense, passou a abrigar uma unidade digital de monitoramento apícola, instalada por técnicos da Epagri. A unidade é composta de células de medição horária do peso de três colmeias. Ela mede também as variáveis ambientais  como precipitação pluviométrica e  umidade relativa e temperatura do ar, além da temperatura e da umidade relativa do ar dentro da colmeia.

Os dados dessas variáveis são coletados automaticamente e enviados automaticamente para o banco de dados em Florianópolis e disponibilizados no site da Epagri/Ciram Essa unidade faz parte do projeto  Tecnologia ambiental para a apicultura da Epagri/Ciram, que visa dar suporte à cadeia produtiva do mel em Santa Catarina. No âmbito desse projeto foi implementado o site Apis on line que disponibiliza informações da cadeia da apicultura em Santa Catarina.

“Na atualidade, quando todos se deparam com problemas frente às mudanças climáticas, aplicações de agrotóxicos, urbanização dos espaços rurais, êxodo rural e desaparecimento das colmeias, Santa Catarina dá um passo à frente para entender e sugerir soluções para os problemas da atualidade”, afirma o coordenador do projeto, pesquisador Everton Blainski.

Ele reforça uma citação de Carolina Starr, consultora de biodiversidade e serviços aos ecossistemas da FAO/ONU em entrevista ao site da BBC, companhia de rádio e TV britânica: “A falta de abelhas provocaria um efeito em cascata: se não temos sementes, não temos pasto, flores, frutas, nem animais que se alimentam de frutas. As abelhas e os demais polinizadores desempenham um papel fundamental na regulação dos ecossistemas”.

Saiba mais sobre o apis-online no vídeo a seguir: