Epagri inicia atividades em Balneário Rincão dia 11 de fevereiro

Prefeito Jairo Custódio (ao centro) com a equipe da Epagri: Jorge Inácio, Edson Borba e Volnei Meller

O mais recente município do Sul do Estado passará a ter, a partir do dia 11 de fevereiro, um escritório da Epagri. A instalação de uma equipe de extensão rural e pesqueira em Balneário Rincão foi possível através de um convênio com a prefeitura, que será parceira nas atividades a serem desenvolvidas, como a pesca, a piscicultura, a produção de frutas e de hortaliças, bem como o apoio à comercialização.

“Essa parceria com a prefeitura é muito importante para Epagri. Em breve serão realizadas reuniões com as lideranças para elaborar o plano anual de trabalho”, afirma o gerente da Epagri de Criciúma, Edson Borba Teixeira. Até então os agricultores e pescadores de lá eram atendidos pela equipe de Içara, município do qual Balneário Rincão foi desmembrado há sete anos. “É uma grande conquista ter a Epagri aqui. Nossa meta é estar presente em todos os municípios da região. Agora só faltam  Balneário Arroio do Silva e Passo de Torres”, diz Borba.

Balneário Rincão está localizado no Sul de Santa Catarina. Possui 13 quilômetros de orla marítima, com duas plataformas de pesca e seis lagoas de água doce. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2018 era de 12.570 habitantes. Na alta temporada, a população chega a 150 mil pessoas. As principais atividades econômicas são a pesca artesanal (238 famílias) e 85 estabelecimentos agropecuários com produção de hortaliças, melancia e bovino de corte.

O técnico responsável na Epagri do município será o engenheiro-agrônomo Volnei Meller. O escritório está localizado na  Av. Leoberto Leal, 1071, Centro.