Epagri participa de reunião internacional na área de segurança alimentar

  • Categoria do post:Mídia
Reunião contou com representantes de 18 países (Foto: ARCAL)

Em dezembro do ano passado, foi realizada em Viena, na Áustria, a primeira reunião sobre segurança alimentar referente ao Acordo Regional de Cooperação para Promoção da Ciência e Tecnologia Nuclear na América Latina e Caribe (ARCAL), organizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA).

Os pesquisadores da Epagri Andrey Martinez Rebelo e Marcelo Mendes de Haro, da Estação Experimental de Itajaí, foram selecionados para representar o Brasil no projeto intitulado Mejora de las capacidades regionales de análisis y los programas de vigilancia de residuos/contaminantes en los alimentos mediante técnicas nucleares/isotópicas y complementarias (ARCAL CLXX)

Além do Brasil, estavam representados Argentina, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

“A partir desse encontro, foram definidas estratégias e ações visando a segurança alimentar por meio de políticas baseadas no monitoramento e na colaboração de laboratórios analíticos, para garantir saúde pública e proteção do meio ambiente. Adicionalmente, espera-se agregar valor ao comércio de produtos alimentícios regionais e sustentáveis”, explica o pesquisador Andrey.

Pelos próximos dois anos, os projetos nessa área serão gerenciados, coordenados e difundidos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), IAEA, ARCAL e Rede Analítica da América Latina e Caribe (RALACA).

Saiba mais: Alimentación segura e inocua con apoyo de técnicas nucleares