Produtores de aipim de Itajaí testam uso de adubos verdes

Agricultor Eugênio Girardi mostra o plantio de feijão-de-porco consorciado com aipim

A Epagri de Itajaí desenvolve um trabalho em parceria com a prefeitura do município, incentivando os agricultores a produzir aipim de forma ambientalmente sustentável. Com sementes enviadas pelo Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar (Epagri/Cepaf), de Chapecó, agora os produtores estão testando o uso de adubos verdes de verão nas lavouras de aipim.

O engenheiro-agrônomo Antônio Henrique dos Santos explica que essas plantas recuperam o solo absorvendo o nitrogênio do ar, incorporando palha graças à grande produção de massa verde, e ajudam a formar um ambiente diversificado.

O produtor Eugênio Girardi aceitou o desafio de testar os adubos verdes na lavoura de aipim. “Até o momento, as plantas feijão-de-porco e Crotalária ochroleuca têm se mostrado mais promissoras para plantio em consórcio com o aipim. Nessa primeira fase, colheremos as sementes e posteriormente as plantas serão semeadas em conjunto com o aipim, no mês de agosto, para serem melhor avaliadas”, explica Antônio Henrique.

O objetivo da prática é garantir a boa qualidade do aipim cultivado no município, que em muitos casos é plantado em monocultivo. “Sabe-se que essa prática é prejudicial, pois estimula a formação de doenças de solo e estimula a ocorrência de insetos, favorecidos pelo ambiente sem diversidade de plantas. Além disso, por ser uma cultura exigente em potássio, esse elemento extraído do solo de forma contínua, e muitas vezes não reposto adequadamente, leva à quebra de produtividade”, diz o agrônomo.

Quer saber mais sobre aipim? Confira no vídeo o sucesso de uma família que melhorou a renda com uma agroindústria: