Cunha Porã abre nova turma para o curso Juventude Rural

Estão abertas as inscrições para o curso Juventude Rural em Cunha Porã para 2020. Serão oferecidas 30 vagas para jovens que tenham interesse em permanecer nas propriedades e que trabalhem com bovinocultura de leite. Essa nova edição do curso será oferecida graças a parcerias com entidades que reafirmaram o compromisso com a Epagri  em reunião realizada em 22 de novembro de 2019. O público-alvo são jovens, homens e mulheres, de 16 a 29 anos.

A ação é uma iniciativa da Epagri e os parceiros são o governo municipal de Cunha Porã, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Cooperativa Regional Auriverde; Sicredi; Sicoob; Banco do Brasil e Cidasc. As inscrições podem ser feitas na Epagri, Secretaria de Agricultura ou junto às entidades parceiras. O início do curso será em março.

Segundo o extensionista rural da Epagri em Cunha Porã, Vladimir Adalberto Picoli, a  projeção de uma nova turma teve como base as edições realizadas em 2018 e 2019 avaliadas positivamente pelas entidades parceiras e que envolveu 36 jovens que atuam com bovinocultura de leite com foco na produção à base de pastagens perenes de verão.

Ele explica que a primeira turma formada trouxe resultados positivos no aprendizado dos jovens, que estão sendo acompanhados para implementar o sistema produtivo preconizado pela Epagri. “Além disso, também foram observadas mudanças no comportamento do grupo com impactos sociais positivos e na melhoria do sistema produtivo a partir da conclusão do curso”, diz ele.

Para Vladimir, o êxito do curso Juventude Rural em Cunha Porã deu-se em razão das parceiras com as entidades locais. “Tivemos um respaldo tão positivo que esse modelo de curso se tornou- referência para vários municípios”.