Epagri sediará encontro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA)

Pesquisadores da Estação Experimental de Lages (Epagri/EEL) estiveram no evento deste ano

A Epagri participou do 5º Encontro Regional Sul de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA), realizado em Curitiba (PR) entre 27 e 29 de novembro. No evento, foram discutidos os avanços e a aplicação desses sistemas, que unem diferentes culturas na mesma área, potencializando a produção.

Pesquisadores da Estação Experimental de Lages (EEL) representaram a Epagri no encontro. O pesquisador Tiago Baldissera proferiu a palestra “A condução do pastejo para maximizar a produção animal e vegetal em SIPA”.

No evento, o presidente da Sociedade Brasileira de SIPA, Paulo César de Faccio Carvalho, anunciou a realização do próximo encontro em Santa Catarina, sob responsabilidade da Epagri/EEL. A edição de 2021 será a primeira no estado catarinense.

O pesquisador Tiago Baldissera explica que os sistemas integrados de produção agropecuária são construídos com o objetivo de promover a sinergia entre os componentes, buscando a produção de forma sustentável. “A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aponta que os sistemas integrados são uma iniciativa capaz de promover a produção de alimentos de maneira sustentável, conservando o ambiente ao mesmo tempo que elevam a produção de alimentos para uma população mundial em crescimento”, diz.