Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea, desenvolvida pela Epagri para cultivo orgânico

  • Post category:Mídia

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) para cultivo orgânico. As sementes da hortaliça foram multiplicadas e serão distribuídas pela Isla Sementes empresa campeã da chamada pública realizada pela Epagri no primeiro semestre de 2019. Os interessados em cultivar a alface Litorânea podem comprar as sementes em casas agropecuárias ou no site da empresa: www.islasementes.com.br

O cultivar é resultante de um extenso trabalho de seleção de plantas de alface, realizado dentro do sistema orgânico de cultivo, iniciado em 2008. O objetivo foi obter plantas mais produtivas, pendoamento tardio e menor suscetibilidade às doenças foliares, conforme explica Rafael Morales, pesquisador em Olericultura da EPAGRI, que liderou o projeto de desenvolvimento da hortaliça. 

“Como resultado dessa pesquisa foi obtido um cultivar muito promissor, selecionado para o sistema orgânico, mas que serve para o produtor de alface convencional igualmente”, ressalta Morales.

A produção do cultivar geralmente apresenta crescimento semiereto, peso médio de cabeça de 300g no momento da colheita, diâmetro de cabeça de 40cm e número médio de 44 folhas por planta. Seu ciclo tem em torno de 50 dias no verão e 60 no inverno.

“Ao visitar lavouras de alface litorânea e ver a satisfação do agricultor com o aumento de produtividade, confirmo as expectativas iniciais e vislumbro um futuro muito promissor para a Alface Litorânea. Fico seguro em saber que o produtor estará levando para casa um cultivar que não deixa a desejar em nada quando comparado com outros cultivares disponíveis no mercado”, finaliza o pesquisador. 

Informações e entrevistas
Rafael Morales, pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, pelos fones (47) 33986300 / 99910-1000

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Andruchak Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407