Anchieta sedia evento de agroecologia

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri apoia a certificação orgânica e participa ativamente do processo junto aos grupos organizados, auxiliando na orientação técnica e organização da documentação, como o plano de manejo e caderno de campo. Um desses grupos é a Rede Ecovida, que em novembro realizou o Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia em Anchieta, município do Oeste Catarinense. Participaram agricultores agroecológicos, entidades de apoio e de assessoria, bem como universidades, institutos de pesquisas e consumidores simpatizantes à causa agroecológica dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

O evento foi realizado de 15 a 17 de novembro com o tema “Agroecologia: cuidando da criação”. Segundo o extensionista de Içara, engenheiro-agrônomo Saymon A. Dela Bruna Zeferino, a plenária proporcionou uma reflexão sobre o cuidado da terra e a proteção da vida, além de explanações abordando as relações de gênero, geração e conhecimento, simbolizando a luta pela equidade de gênero e de geração, tanto no campo como na cidade.

Além da plenária de abertura, o evento ofereceu cinco diferentes seminários e 29 oficinas com temas diversos, encerrando com a plenária final. A programação contou ainda com a Feira dos Sabores e Saberes de produtos agroecológicos da Rede Ecovida. A gastronomia do evento foi organizada junto aos restaurantes locais com  cardápio diferenciado, elaborado pelos chefes de cozinha do slow food, utilizando alimentos agroecológicos provindos das famílias agricultoras dos diversos núcleos da Rede Ecovida, inclusive de Anchieta e região.