Mostra da Bezerra comprova a genética do rebanho de Itá

Uma mostra de novilhas das raças Jersey e Holandesa, e também animais de raças de corte como Angus e Tabapuã, mostraram a o melhoramento genético que vem sendo feito em Itá, no Oeste Catarinense. Dezenas de famílias de agricultores trouxeram seus melhores animais para a exposição, que foi realizada como parte da programação da Expoitá 2019, de 6 a 8 de dezembro.

“Há muitos anos o município vem investindo na compra de sêmen de qualidade pensando no melhoramento genético do nosso rebanho. A parceria com a Epagri tem auxiliado nossos agricultores na criação desses animais, sendo visível ano a ano a melhoria na produtividade da cadeia produtiva do leite”, destacou o secretário de agricultura de Itá, Everaldo Salvi.

A Mostra da Bezerra aconteceu no dia 7 de dezembro, organizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Epagri. Foram premiadas as melhores terneiras e novilhas de cada categoria, avaliadas pelo Coordenador Estadual do Programa de Pecuária Sustentável da Epagri, Carlos Otávio Mader Fernandes. No evento ele explicou aos os agricultores presentes os critérios levados em conta no julgamento, mostrando a correlação existente entre a estrutura dos animais e questões como longevidade, produtividade, sanidade e melhoramento genético de cada raça.

Além dos bovinos, a feira contou também com mostra de ovinos e caprinos, despertando curiosidade e interesse nos visitantes.