Produtores de Frei Rogério participam do Encontro Nacional do Alho no RS

  • Categoria do post:Mídia
produção de alho
Produtores visitaram lavouras de alho no RS

Para aprofundar o conhecimento técnico e aprender a ganhar competitividade no mercado, agricultores do município de Frei Rogério estiveram no 32º Encontro Nacional do Alho, em Ipê (RS). A participação de 40 agricultores da cooperativa Copar foi viabilizada pela Epagri por meio do Programa Mais Gestão, da Anater. No dia 8 de novembro, o grupo teve a oportunidade de trocar experiências com outros produtores e assistir a uma série de palestras.

O encontro informou os participantes sobre o mercado nacional e internacional do alho e repassou orientações técnicas para a produção de alho de qualidade. As apresentações trataram sobre temas como alho no cerrado, manejo da cultura em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e tendências de mercado.

O grupo de produtores também visitou a lavoura do agricultor Luiz Tanaka, em Vacaria, onde foi possível verificar a sanidade e a qualidade do alho produzido. Os visitantes observaram a importância do manejo adequado do solo, com uso de adubação verde de verão, além do uso de microrganismos ecológicos no manejo e controle da bactéria do alho.

Os palestrantes, representantes de entidades e de grupos de produtores reforçaram que o alho deve ser bem apresentado para destacar o padrão do alho roxo nobre. De acordo com o engenheiro-agrônomo Marco Antônio Lucini, um dos palestrantes, o alho deve ser secado à sombra em barracões bem ventilados para se obter o dente mais roxo, como o mercado exige e valoriza.

“Ficou evidente que o manejo adequado do solo, a semente graúda e de boa procedência e um controle fitossanitário equilibrado proporcionam a produção de um alho de qualidade. Mas devemos preparar o alho, com boa apresentação, venda escalonada e venda organizada via cooperativa ou grupos de produtores, buscando destacar os aspectos comerciais do produto do Sul do Brasil”, resume Élcio Pedrão, extensionista da Epagri de Frei Rogério.

Veja, no vídeo, como o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) vem sendo usado na cultura do alho.