Vitor Meireles recebe o Prêmio Amavi Educação de Qualidade

O projeto “Escola Amiga Movi Mente, Corpo e Meio”, da qual a Epagri de Vitor Meireles participa, foi o vencedor da edição 2019 do Prêmio Amavi Educação de Qualidade: Gestão e Prática da Docência, categoria gestão. A premiação foi entregue em solenidade realizada no dia 13 de novembro, em Rio do Sul, juntamente com a comemoração dos 55 anos da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).

Segundo a extensionista rural da Epagri em Vitor Meireles, Maíra Elena Borges Costa Suave, o projeto trabalha desde 2017 com as turmas do 5º ano da rede municipal de ensino temas relacionados à educação e saúde, como prevenção da saúde mental, sexualidade, cuidados com o corpo e incentivo para hábitos alimentares saudáveis e proteção do solo. “Todos esses assuntos integrados constituíram saúde e educação para a vida”, explica Maíra.

O projeto contou com 100 horas trabalhadas, distribuídas em encontros semanais no período de abril a setembro de cada ano. As atividades realizadas com os alunos foram teóricas/práticas, com pesquisas e dinâmicas, envolvendo os professores, diretores, psicóloga, agrônoma e nutricionista. “A integralidade do conhecimento da mente do corpo e do meio trazem contribuições relevantes para o desenvolvimento e qualidade do ensino/aprendizagem, tais como: respeito, prevenção da saúde mental, educação sexual, hábitos alimentares saudáveis, cuidados com a saúde do corpo, proteção ao meio ambiente e estratégias de conservação do solo e redução do uso de agrotóxicos. Os conhecimentos compartilhados nesse projeto também foram refletidos com a família e comunidade, por meio de um seminário”, ressalta a extensionista.

Para ela, o prêmio Educação de Qualidade é uma importante iniciativa de valorização da educação na região. “Graças a esse prêmio, o Projeto Escola Amiga Movi Mente, Corpo e Meio pode ganhar a visibilidade da sua grandeza. Ele alcançou resultados além do que imaginávamos, desde sua criação, parcerias, execução e pessoas envolvidas. Com ele vimos que é possível, com poucos recursos, aprender que a transdisciplinaridade é o caminho para a construção do conhecimento, em que a educação emocional, alimentar, nutricional e ambiental e outras precisam estar junto das disciplinas como matemática, português, geografia… Na vida e na escola nenhum saber pode andar mais separado e assim se aprendem vivendo e se vive aprendendo”, diz a extensionista.

Segundo a psicóloga Juliana Fusinato Eichenberg, que coordena o projeto, integrar o conhecimento da mente, do corpo e do meio ambiente com os conteúdos da escola e, principalmente com a vida cotidiana dos alunos e familiares, significa preparar e compartilhar para a vida. “Acredito que o diferencial desse projeto é valorizar os diferentes saberes, a criatividade, a reflexão, o protagonismo do aluno, a união da teoria e da prática, o trabalho em equipe e aulas dinâmicas que fazem sentido à vida humana”, diz Juliana.

Prêmio Amavi Educação de Qualidade – Em sua 4ª edição, o Prêmio Amavi Educação de Qualidade foi criado no ano de 2008 e tem como objetivo reconhecer, valorizar e premiar dirigentes municipais de educação e professores da região por suas iniciativas inovadoras, como agentes no processo de melhoria da qualidade de ensino e resultados alcançados.

Neste ano foram inscritos no concurso trabalhos de 17 municípios da região, totalizando 31 trabalhos. Na categoria docência os vencedores foram: 1º lugar- Rosane Jochem Herbst de Atalanta; 2º lugar-Mariani Uhlendorf de Trombudo Central e 3º lugar- Ângela de Oliveira Pisetta de Rio do Oeste. Na categoria gestão: 1º lugar- Juliana Fusinato Eichenberg de Vitor Meireles; 2º lugar- Cátia Regina Testoni Hellmann de Agronômica e 3º lugar- Cátia Regina Marangoni Geremias de Trombudo Central.

Confira a seguir a música criada para projeto
Letra: Juliana Fusinato Eichenberg e Cláudia Meneghelli Fusinato

Sim, respeito é cuidar da mente
Do corpo e do meio