Epagri realiza dia de campo sobre SPDH de tomate em Anitápolis

  • Categoria do post:Mídia
SPDH, plantio direto de hortaliças, tomate
SPDH prevê a cobertura permanente do solo

Agricultores e técnicos da Grande Florianópolis participaram do dia de campo sobre Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) para cultivo de tomate que a Epagri promoveu em Anitápolis. O objetivo foi mostrar a importância de manter o solo coberto com adubação verde durante o ano, conciliando a rotação de áreas e de culturas, para promover a reestruturação do solo e garantir o conforto térmico e a sanidade das plantas. O evento foi realizado na propriedade do agricultor Sebastião Back Ferreira, na comunidade de Povoamento, no dia 14 de novembro.

Os técnicos da Epagri trataram de temas como irrigação, sinais da planta, nutrição, manejo e conservação do solo e sustentabilidade da propriedade rural. “Essa família trabalha há três anos com o SPDH e já percebe os resultados do sistema, uma vez que ele proporciona ganhos ambientais e de saúde as plantas, com redução dos custos de produção, resultando na maximização dos lucros da atividade”, conta o engenheiro-agrônomo Luiz Henrique Coelho, extensionista da Epagi no município.

SPDH, tomate, plantio direto de hortaliças
Agricultores e técnicos da Grande Florianópolis participaram do evento

SPDH

Difundido como uma transição da agricultura convencional para a agroecológica, o SPDH permite reduzir o uso de agrotóxicos e adubos químicos até eliminá-los das lavouras. “Ele apresenta em sua essência a reestruturação do solo, com a reconstrução da estrutura física, química e biológica. As adubações são realizadas conforme os sinais que a planta apresenta ao longo do desenvolvimento, respeitando os estoques dos nutrientes no solo conforme as análises químicas. O resultado desse conjunto de ações são plantas mais saudáveis e alimentos mais limpos entregues para a sociedade”, diz Luiz Henrique.

Conheça melhor o SPDH na produção de tomate: