Epagri reúne agricultores de Porto União para discutir sistema Peixe Verde

A propriedade de Valdomiro e Ana Maria Kalichak, na comunidade de Aquiles Steguel, município de Porto União, recebeu 19 piscicultores para uma reunião técnica sobre produção de pastagens no sistema de Peixe Verde. O evento foi realizado pela Epagri no dia 7 de novembro. O Peixe Verde é um policultivo de peixes integrado à produção vegetal. Em Porto União, o alimento utilizado é a pastagem e a espécie principal é carpa-capim, e em menor proporção as carpas comum, prateada e cabeçuda.

O engenheiro-agrônomo Guilherme Gonçalves, da Epagri em Porto União, trabalhou com os presentes a produção de pastagens, tanto de inverno como de verão. “No inverno o foco foi o azevém, de excelente qualidade e ótima produção.  Enfatizamos as cultivares mais apropriadas para cada tipo de propriedade, bem como o manejo de corte da pastagem e adubação”, explica o extensionista rural. Foram observados os azevém produzidos pela família Kalichak, sendo que essa família integra a produção de carpa-capim com a produção leiteira e de hortaliças.

Guilherme também discutiu com os presentes as diversas espécies de forrageiras que podem ser trabalhadas durante o verão, desde espécies perenes como a missioneira-gigante a espécies de ciclo anual, como capim-sudão, milheto e aruana. “É importante a oferta constante de pastagem na primavera e no verão, épocas de maior consumo de pasto pela carpa-capim”, destaca o extensionista.