Piscicultores de Indaial aprendem a melhorar a alimentação de tilápias

  • Categoria do post:Mídia
alimentação da tilápia
A tilápia é o peixe mais produzido em Santa Catarina

Conhecer os momentos em que o consumo de ração será melhor aproveitado pelos peixes pode ajudar o piscicultor a reduzir o custo de produção e, consequentemente, obter um lucro líquido maior com a atividade. Com esse objetivo, a Epagri realizou em Indaial a palestra “Manejo alimentar de juvenis de tilápia-do-nilo (influência do Ciclo Circadiano)”. A atividade foi realizada no dia 31 de outubro no auditório da Secretaria de Agricultura de Indaial.

O palestrante do encontro foi o engenheiro-agrônomo Marcos César Nouals, extensionista rural da Epagri de Blumenau. Ele falou aos participantes sobre os melhores horários para o fornecimento de ração, o fracionamento adequado das porções e os parâmetros de qualidade da água, durante o ciclo circadiano, para o cultivo da tilápia-do-nilo. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura de Indaial e o Escritório Municipal da Epagri.

Tilápias em SC

Santa Catarina se destaca como terceiro maior produtor de tilápias do Brasil. Em 2018, o estado produziu 36,4 mil toneladas do peixe, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior. De acordo com o pesquisador do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri (Cedap), Fabiano Müller Silva, a tilápia é o peixe mais produzido no país e representa 75,9% da produção total de Santa Catarina. A produção catarinense de tilápias está concentrada nos municípios de Rio Fortuna, Massaranduba e Armazém.

Quer aprender mais sobre a alimentação dessa espécie? Baixe aqui, gratuitamente, um fôlder técnico sobre o manejo alimentar da tilápia.

Conheça também a experiência do Sul Catarinense com a piscicultura e veja como a Epagri está modernizando o segmento com tecnologia e informação: