Mais de 300 mulheres celebram a vida em encontro em Caxambu do Sul

28Alegria, dança, gincana, brincadeiras, gargalhadas, histórias, valorização e aprendizado. Tudo isso e muito mais marcaram o 35º Encontrão de Mulheres Caxambuenses, realizado no dia 27 de outubro de 2019 na comunidade de Volta Grande, interior de Caxambu do Sul, Oeste Catarinense. Mais de 300 mulheres se reuniram para compartilhar saberes, fazeres e celebrar a vida.

Segundo a extensionista rural da Epagri no município, Suzana Aparecida Corá, na edição deste ano o grande desafio para as mulheres foi elas serem as palestrantes do evento. “Durante o ano um dos temas trabalhados nas oficinas realizadas pela Epagri com 18 grupos de mulheres nas comunidades foi sobre a saúde da mulher, juntamente com práticas de produção de sabonetes líquido à base de chás. No encontro uma representante de cada comunidade abordou um aspecto desse tema, realizando uma palestra coletiva, empoderando, valorizando o conhecimento e o potencial das mulheres agricultoras”, relata Suzana.

O evento também promoveu o desfile de roupas de época para contar a história de mulheres caxambuenses. Um exemplo foi a usada pela modelo Salete Perin, do grupo de Linha Ceccon, peça dos anos de 1970 que pertenceu à nona Didia, já falecida. “Ela era uma mulher guerreira e participativa. O vestido era usado cotidianamente com o avental, que servia como peça de auxílio na hora de preparar os alimentos. O chapéu era uma proteção do sol durante o trabalho no campo e a cesta um símbolo de partilha”, explica a extensionista.

“A roupa é uma linda homenagem a todas as agricultoras que tinham e ainda têm uma tripla jornada de trabalho dentro e fora de casa. Roupas simples, carregadas de sonhos, fé, esperança, cansaço, tristeza, alegrias”, ressalta Suzana. “Foi um momento muito especial para todas as presentes que reviveram, se encantaram e se emocionaram com as lindas e revigorantes histórias que se misturam com nossas próprias histórias”.

O encontro é realizado há 35 anos no município com a participação das mulheres e dos grupos socialmente organizados. A Epagri foi uma das apoiadoras, juntamente com a administração municipal através das secretarias de Educação, Cultura e Esporte, da Agricultura e da Saúde.