Agricultores de Bandeirante participam de seminário sobre crédito fundiário

A Epagri de Bandeirante, no Extremo Oeste Catarinense, promoveu um dia diferente para as famílias beneficiadas com o crédito fundiário do município. No dia 25 de outubro esse grupo se reuniu na comunidade da Linha Hélio Wassun para o 17º Seminário Municipal de Crédito Fundiário, quando recebeu informações técnicas sobre o programa e participou de palestras e da tradicional troca de produtos como sementes diversas, mudas de árvores frutíferas e nativas, mudas de gramas, ovos, plantas bioativas e outras.

“Essa troca foi o ponto alto do evento. É o momento dos participantes trazerem seus produtos e trocarem com as outras famílias, resgatando as sementes crioulas e promovendo a propagação da alimentação saudável”, diz o extensionista rural José Clóvis Moreira. Segundo ele, o seminário visava aperfeiçoar os conhecimentos técnicos e sociais dos agricultores e promover qualidade de vida, troca de experiências e troca de produtos alimentícios. “Todos os objetivos foram atingidos”.

No evento a extensionista social da Epagri de Bandeirante, Francisca Freiberger, proferiu uma palestra sobre o uso do sal na busca da vida saudável. O extensionista rural de São Miguel do Oeste, Elvys Taffarel, falou sobre energia solar e o modelo de silo secador da Epagri. Moreira explanou sobre o programa de crédito fundiário, quando explicou sobre as normas e os projetos produtivos. Já o gerente do Banco do Brasil de São Miguel do Oeste, Valter Viapiana, e seu colega Everson dos Santos falaram das linhas de crédito e tiraram dúvidas sobre o programa.

Bandeirante tem mais de 45 famílias beneficiárias do programa de crédito fundiário que recebem assistência técnica da Epagri.  O seminário contou com mais de 30 pessoas, entre famílias rurais, técnicos, representantes de entidades, autoridades municipais e regionais. O evento foi promovido pela Epagri com apoio da prefeitura, do sindicato dos trabalhadores rurais, do sindicato dos produtores rurais, do Sicoob e do Banco do Brasil.