Pesquisa avalia sistemas forrageiros para aumentar ganho de peso do gado de corte

  • Categoria do post:Mídia

Um projeto de pesquisa em andamento na Estação Experimental de Lages (EEL) está avaliando sistemas forrageiros que proporcionam ganho de peso durante todo ano para bovinos destinados ao abate, de forma que eles não passem por restrição alimentar. O estudo avalia a recria e terminação de 17 novilhos castrados provenientes do cruzamento de touro da raça Flamenga com matrizes do rebanho da EEL. Os resultados vão auxiliar o produtor a definir um plano nutricional para elevar a eficiência na produção de carne, independente da raça utilizada.

Segunda a coordenadora do projeto, pesquisadora Vanessa Fávaro, uma das maiores dificuldades na pecuária de corte é proporcionar ganho de peso constante nas fases de cria, recria e engorda. “Para melhorar a eficiência dos sistemas produtivos é necessário definir o plano nutricional desde a gestação da vaca, assegurando a boa formação do feto e adequado crescimento após o nascimento”, diz ela.

Vanessa explica que o plano nutricional deve minimizar os efeitos negativos dos períodos de vazio forrageiro. “Na região sul do Brasil a principal problemática para garantir o ganho de peso constante dos animais é o vazio forrageiro de outono”, ressalta. O objetivo do experimento foi avaliar o desempenho animal em sistema de produção anual, começando com a recria em pastagens anuais de verão. “No outono os animais foram alimentados com festuca ou campo naturalizado diferido, com suplementação proteica. No momento os animais estão na fase de terminação em pastagem de azevém anual”, relata a pesquisadora.

Durante a pesquisa foi observado que os animais apresentaram ganhos de peso acima de 700 g/dia, com exceção no período de outono, no qual houve apenas manutenção da condição corporal. “É importante destacar que apesar de não haver ganho de peso durante o outono  os animais não sofreram restrição alimentar, pois não houve perda de peso nem atraso no desenvolvimento. A estimativa é que os animais atinjam peso final para abate de aproximadamente 550 kg aos 26 meses de idade com acabamento de gordura exigido pelos frigoríficos. A elaboração de um plano nutricional na propriedade aumenta a eficiência produtiva através da redução da idade de abate de novilhos”, ressalta Vanessa.

Os animais utilizados no experimento estão em fase final de terminação e estarão disponíveis para venda em leilão no dia 4 de dezembro, na Estação Experimental da Epagri em Lages.