Artigo: Epagri e a agricultura sustentável

  • Categoria do post:Mídia

Edilene Steinwandter Presidente da Epagri - Foto Aires MarigaNo dia 20 de novembro a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri) comemora 28 anos de fundação, reunindo a energia renovadora dos jovens e a sabedoria acumulada dos experientes. São quase três décadas de pesquisa agropecuária e extensão rural dedicadas à agricultura familiar, que ajudaram a transformar o Estado na potência agrícola que é hoje.

Em 1991 Santa Catarina inovou. Naquele ano aconteceu a fusão entre a Acaresc, até então responsável pela extensão rural, a Acarpesc, que respondia pela extensão pesqueira e a Empasc, que fazia a pesquisa agropecuária. A essas entidades se uniram outras que formaram a Epagri.

O Estado catarinense foi o primeiro, e até hoje é um dos únicos, a reunir numa empresa os serviços de pesquisa agropecuária e extensão rural. A partir desse ato de ousadia se construiu uma história de sucesso. Hoje a Epagri é referência nacional e internacional.

Nossos cultivares de arroz, por exemplo, são utilizados em diversos estados e países. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), criado e difundido pela extensão rural da Epagri, é modelo de agricultura sustentável em nível nacional e internacional. Já existe maçã desenvolvida pela Empresa que pode ser produzida e vendida na União Europeia com royalties revertidos para Santa Catarina.

O sucesso da Epagri se reflete na força do agronegócio catarinense. Santa Catarina é líder nacional na produção de maçã, cebola, moluscos e suíno, tem a segunda maior produtividade de arroz irrigado e é a quarta maior produtora de leite e de mel do Brasil, tudo isso ocupando apenas 1,1% do território nacional.

Grande parte desse resultado se deve ao trabalho da Epagri, que com apoio e confiança dos agricultores, vem inovando para uma agricultura cada vez mais sustentável. Para comemorar realizamos durante novembro uma série de eventos pelo Estado, com lançamentos de tecnologias, Dias de Campo, seminários e outras atividades, que mostram à sociedade um pouco dos resultados desses 28 anos de trabalho. Parabéns aos funcionários da Epagri e aos catarinenses por essa data tão especial.

Edilene Steinwandter, presidente da Epagri