Videira forma nova turma de jovens empreendedores rurais

  • Categoria do post:Mídia

O Centro de Treinamento da Epagri em Videira vai reunir, no dia 20 de novembro, 28 jovens agricultores de municípios da região para a solenidade de formatura do curso de Organização, Gestão e Protagonismo com Jovens Rurais. O curso foi desenvolvido pela Empresa durante todo o ano para preparar esse público para tornar suas propriedades rurais mais competitivas. O evento faz parte das comemorações dos 28 anos da Epagri.

A Empresa realiza o curso para jovens rurais há 10 anos e já formou mais de dois mil alunos, em 13 Centros de Treinamento. A ação foi idealizada como uma das estratégias para promover a sucessão familiar e estimular a participação e a permanência dos jovens no campo e na atividade pesqueira com profissionalismo. Na região da Videira as atividades ocorrem desde 2013 e já formaram 246 pessoas.

O conteúdo das aulas abrange temas para desenvolver competências nas áreas humana, social, ambiental, técnica e de gestão da propriedade rural. Na conclusão de todos os cursos, os alunos devem preparar um plano de negócio. Segundo a coordenadora do curso na região de Videira, extensionsta Cirlei Werlang da Silva, neste ano foram apresentadas propostas nas mais diversas cadeias produtivas e também com preocupações ambientais e sociais, com destaque para pecuária de leite e de corte, equipamentos para humanização do trabalho, apicultura e suinocultura. Na solenidade, um dos jovens vai apresentar o projeto para cultivo de morangos.

28 anos da Epagri

A formatura dos jovens integra a programação comemorativa dos 28 anos de fundação da Epagri. A série de eventos de aniversário da Empresa segue por todo o Estado durante novembro, com lançamento de tecnologias, Dias de Campo, seminários, atividades de educação ambiental e outras, que vão apresentar à sociedade um pouco do trabalho desenvolvido nestas quase três décadas de extensão rural e pesquisa agropecuária em Santa Catarina.

O Estado catarinense foi o primeiro, e até hoje é um dos únicos, a reunir numa empresa os serviços de pesquisa agropecuária e extensão rural. A partir desse ato de ousadia e inovação se construiu uma história de sucesso. Hoje a Epagri é referência nacional e internacional em pesquisa e extensão rural. O conhecimento que produz é empregado não só em benefício dos catarinenses, mas também repercute no Brasil e no exterior.

Os cultivares de arroz, por exemplo, são utilizados em diversos países. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), criado e difundido pela extensão rural da Epagri, hoje é modelo de agricultura sustentável em nível nacional e internacional. Já existe maçã desenvolvida pela Epagri que pode ser produzida e vendida na União Europeia com royalties revertidos para Santa Catarina.

O sucesso da Epagri nesses 28 anos de existência se reflete na força do agronegócio catarinense. Santa Catarina é líder nacional na produção de maçãs, moluscos e suínos, tem a segunda maior produtividade de arroz irrigado do país, é a quarta maior produtora de leite e de mel do Brasil, tudo isso ocupando apenas 1,1% do território nacional. Grande parte desse resultado se deve ao trabalho da Epagri, que com apoio e confiança dos agricultores, vem inovando para uma agricultura cada vez mais sustentável.

Serviço

  • O que: Solenidade de formatura do Curso de Organização, Gestão e Protagonismo com Jovens Rurais
  • Quando: dia 20 de novembro, às 13h30min
  • Onde: Centro de Treinamento da Epagri em Videira – Linha XV de Novembro, S/N
  • Informações e entrevistas: Cirlei Werlang da Silva, coordenadora do curso em Videira, pelo fone (49) 3533-5684 / 99103-3667

Informações para a imprensa
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Andruchak Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407